Imagens de Povos Indígenas em Livros Didáticos de Geografia: Elementos Para Pensar Alteridades e Diferença na Produção do Conhecimento

Autores

  • Flaviana Gasparotti Nunes flaviananunes@ufgd.edu.br
    Professora do Curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). https://orcid.org/0000-0002-7512-453X
  • Marieli Maria Pauli marielimaria.ps@gmail.com
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) https://orcid.org/0000-0002-6597-651X
  • Juliana Grasiéli Bueno Mota julianamota@ufgd.edu.br
    Professora do Curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) https://orcid.org/0000-0001-6674-1555

Palavras-chave:

FOTOGRAFIA; LIVRO DIDÁTICO; POVOS INDÍGENAS; GEOGRAFIA ESCOLAR

Resumo

Nosso objetivo neste texto é problematizar, a partir de fotografias presentes em livros didáticos de Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental, como os povos indígenas são apresentados e de que modo essas imagens contribuem para a constituição e/ou reprodução de determinadas concepções sobre os indígenas. Para isso, selecionamos fotografias presentes em duas coleções de livros didáticos de Geografia aprovadas no PNLD de 2019 e observamos que, a maioria delas, apresenta generalizações que podem reforçar e reproduzir ideias preconceituosas ou estereótipos sobre os indígenas. A repetição dos mesmos elementos para apresentar os indígenas, tais como a ornamentação corporal com pintura ou adornos, moradias localizadas em áreas de florestas e/ou em espaços não urbanos e construídas com materiais considerados “rudimentares e primitivos” contribuem para a ideia de que esses povos são todos iguais e fixos no passado. Além dessas, identificamos em número inferior, outras fotografias nas quais os indígenas não estão associados ou restritos a essa caraterização ao aparecerem em espaços e contextos urbanos, em situações de estudo, trabalho, consumo ou outras atividades e utilizando produtos comuns às sociedades não indígenas. Assim, destacamos a importância de problematizar essas imagens visando desconstruir estereótipos sobre os povos indígenas contribuindo para a afirmação da diferença e produção da alteridade como fundamentos do conhecimento geográfico escolar

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Publicado

2022-10-25

Como Citar

Gasparotti Nunes, F. ., Pauli , M. M. ., & Bueno Mota , J. G. . (2022). Imagens de Povos Indígenas em Livros Didáticos de Geografia: Elementos Para Pensar Alteridades e Diferença na Produção do Conhecimento. Revista Geoaraguaia, 12(especial), 96–115. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/13120