Imagens de Povos Indígenas em Livros Didáticos de Geografia: Elementos Para Pensar Alteridades e Diferença na Produção do Conhecimento

Authors

  • Flaviana Gasparotti Nunes flaviananunes@ufgd.edu.br
    Professora do Curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). https://orcid.org/0000-0002-7512-453X
  • Marieli Maria Pauli marielimaria.ps@gmail.com
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) https://orcid.org/0000-0002-6597-651X
  • Juliana Grasiéli Bueno Mota julianamota@ufgd.edu.br
    Professora do Curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) https://orcid.org/0000-0001-6674-1555

Keywords:

FOTOGRAFIA; LIVRO DIDÁTICO; POVOS INDÍGENAS; GEOGRAFIA ESCOLAR

Abstract

The goal in this paper is to discuss, based on photographs present in Geography textbooks of the early years of elementary school, how the indigenous peoples are presented and how these images contribute to the constitution and/or reproduction of certain conceptions about indigenous people. For this, the selected photographs present in two collections of Geography textbooks approved in the 2019 PNLD and observed that, most of them present generalizations that can reinforce and reproduce prejudiced ideas or stereotypes about indigenous people. The repetition of the same elements to present the indigenous people, such as body ornamentation with paint or ornaments, dwellings located in forest areas and/or non-urban spaces and built with materials considered "rudimentary and primitive" contribute to the idea that these peoples are all the same and fixed in the past. In addition to these, was identified a smaller number of other photographs in which the indigenous people are not associated or restricted to this characterization by appearing in urban spaces and contexts, in situations of study, work, consumption or other activities and using products common to non-indigenous societies. Thus, it highlights the importance of problematizing these images in order to deconstruct stereotypes about indigenous peoples, contributing to the affirmation of difference and the production of otherness as foundations of school geographic knowledge.

References

BARROS, Manoel de. Ensaios fotográficos (2000). Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2010.

BRANDÃO, Carlos R. Identidade e Etnia. São Paulo: Brasiliense, 1987.

CASTRO, Eduardo V. de. No Brasil, todo mundo é índio, exceto quem não é. São Paulo: ISA, 2005.

___. A indianidade é um projeto de futuro, não uma memória do passado. Prisma Jur., São Paulo, v. 10, n. 2, p. 257-268, jul./dez. 2011.

COLLET, Célia; PALADINO, Mariana; RUSSO, Kelly. Quebrando preconceitos: subsídios para o ensino das culturas e histórias dos povos indígenas. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, Laced, 2014.

GAMBINI, Roberto. Espelho Índio: a formação da alma brasileira. São Paulo: Axis Mundi. Terceiro Nome, 2002.

GRUPIONI, Luís D. B. Livros didáticos e fontes de informações sobre as sociedades indígenas no Brasil. In: SILVA, Aracy L. da; GRUPIONI, Luís D. B. A temática indígena na escola. Brasília, MEC/MARI/UNESCO, 1995, p. 481-525.

FSP. De onde vieram os índios? Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cienciasaude/226979-de-onde-vieram-os-indios.shtml>. Acesso em 22 de julh, 2015.

ISA (Instituto Socioambiental). Povos Indígenas no Brasil. Disponível: https://pib.socioambiental.org/pt/P%C3%A1gina_principal. Acesso: nov. 2021.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os indígenas no censo demográfico 2010: primeiras considerações com base no quesito cor e raça. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu. Palavras de um xamã yanomami. 1.ed. São Paulo: 2015.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LUCCI, E. A.; BRANCO, A. L. Ligamundo Geografia (1º ao 5º ano): Ensino Fundamental Anos Iniciais. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2017 (Coleção Ligamundo).

MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Tradução: Hilda Pareto Maciel; Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MOTA, Juliana G. B. Territórios, multiterritorialidades e memórias dos povos Guarani e Kaiowá: diferenças geográficas e as lutas pela descolonialização na Reserva Indígena e nos acampamentos-tekoha - Dourados/MS. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017.

MURA, Márcia N. Tecendo tradições indígenas. (Tese de Doutorado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2016.

NUNES, Flaviana G. Outras imaginações espaciais: tensões e desestabilizações na Geografia escolar. Signos Geográficos, Goiânia, v. 1, n.1, p. 01-13, 2019.

RAMINELLI, Ronald. Imagens da colonização: a representação do índio de Caminha a Vieira. São Paulo/Rio de Janeiro. Edusp, Fapesp, Jorge Zahar, 1996.

SANTOS, Nádia N. de B. A identidade indígena brasileira por meio das imagens do livro de história. Revista História e Ensino, Londrina, v. 25, n. 02, p. 449-473, jul./dez. 2019.

SCHWARCZ, Lilia M. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil – 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SIMIELLI, Maria Elena. Ápis geografia (1° ao 5° ano): Ensino Fundamental Anos Iniciais. 2ª ed. São Paulo: Àtica, 2017 (Coleção Ápis).

TONINI, Ivaine M. Imagens nos livros didáticos de geografia: seus ensinamentos, sua pedagogia… Mercator - Revista de Geografia da UFC, n. 4, ano 2, p. 35-44, 2003.

TONINI, Ivaine. M.; GOULART, Lígia. B. Desafios para potencializar o Livro Didático de Geografia. In: TONINI et al., (orgs.) O livro didático de Geografia e os desafios da docência para a aprendizagem. Porto Alegre: Editora Sulina, 2017, p. 259-271.

Published

2022-10-25

How to Cite

Gasparotti Nunes, F. ., Pauli , M. M. ., & Bueno Mota , J. G. . (2022). Imagens de Povos Indígenas em Livros Didáticos de Geografia: Elementos Para Pensar Alteridades e Diferença na Produção do Conhecimento. Revista Geoaraguaia, 12(especial), 96–115. Retrieved from https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/13120