Evasão de Jovens e Adultos (EJA) em contexto Amazônico: um estudo de caso na E.E.E.F. M Patalino, comunidade de Taperaçu- Campo, em Bragança-PA.
Palavras-chave:
Educação Básica, Educação do campo, Aprendizado ao longo da vidaResumo
Este artigo tem por finalidade apresentar os resultados da pesquisa sobre a evasão de jovens e adultos (EJA) em contexto Amazônico, bem como os motivos que levam ao atraso escolar, desistência e permanência; destacamos também os motivos pelos quais os sujeitos retornam para a escola. Este estudo foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Médio e Patalino, localizada na comunidade de Taperaçu- Campo, na cidade de Bragança- Pará. Para tanto, o objetivo do estudo consistiu em: identificar e analisar os fatores condicionantes da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA); examinar os desafios estruturais para a garantia da permanência dos educandos nessa modalidade de ensino. Para desenvolver o trabalho foram utilizados os principais interlocutores teóricos como Freire (1967; 2023), Arroyo (2005; 2023), Caldart (2004; 2023), Silva; Ribeiro; Silva (2025), Ramos (2021), que fundamentam a discussão sobre a evasão escolar na EJA. Os princípios metodológicos foram baseados na perspectiva da pesquisa quanti-qualitativa. Em suma, a pesquisa demonstra os desafios, dificuldades que os alunos da EJA enfrentam para permanecer na escola, apontando para a necessidade de uma educação que esteja conectada à realidade dos educandos, que respeite seu tempo, sua história e sua luta. Compreendendo a EJA como um direito fundamental previsto na LDBEN.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista