Evasão de Jovens e Adultos (EJA) em contexto Amazônico: um estudo de caso na E.E.E.F. M Patalino, comunidade de Taperaçu- Campo, em Bragança-PA.

Autores

Palavras-chave:

Educação Básica, Educação do campo, Aprendizado ao longo da vida

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar os resultados da pesquisa sobre a evasão de jovens e adultos (EJA) em contexto Amazônico, bem como os motivos que levam ao atraso escolar, desistência e permanência; destacamos também os motivos pelos quais os sujeitos retornam para a escola. Este estudo foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Médio e Patalino, localizada na comunidade de Taperaçu- Campo, na cidade de Bragança- Pará. Para tanto, o objetivo do estudo consistiu em: identificar e analisar os fatores condicionantes da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA); examinar os desafios estruturais para a garantia da permanência dos educandos nessa modalidade de ensino. Para desenvolver o trabalho foram utilizados os principais interlocutores teóricos como Freire (1967; 2023), Arroyo (2005; 2023), Caldart (2004; 2023), Silva; Ribeiro; Silva (2025), Ramos (2021), que fundamentam a discussão sobre a evasão escolar na EJA. Os princípios metodológicos foram baseados na perspectiva da pesquisa quanti-qualitativa. Em suma, a pesquisa demonstra os desafios, dificuldades que os alunos da EJA enfrentam para permanecer na escola, apontando para a necessidade de uma educação que esteja conectada à realidade dos educandos, que respeite seu tempo, sua história e sua luta. Compreendendo a EJA como um direito fundamental previsto na LDBEN.

Biografia do Autor

  • Joana Jaqueline da Silva e Silva , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

    Graduação em Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação em Ciências Humanas e Sociais, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Bragança (em andamento). Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN) (em andamento). Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvendo projetos na área de educação. Participante de dois projetos de pesquisa: "Poéticas do Campo: O Vídeo Documentário e os Saberes em Movimento"; "Figurações do Heroísmo na Poesia e na Narrativa da Amazônia". Bolsista do Programa de Estágio Remunerado do Governo Federal, atuando no Atendimento Educacional Especializado (AEE).

  • Vallene da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

    Discente do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Humanas e Sociais pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Voluntária no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Participante em projetos de pesquisa: "Poéticas do Campo: O Vídeo Documentário e os Saberes em Movimento"; "Figurações do Heroísmo na Poesia e na Narrativa da Amazônia". Bolsista do Programa de Estágio Remunerado do Governo Federal, desempenhando funções no Atendimento Educacional Especializado (AEE).

  • Vanessa Frazão Lima, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

    Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA- Campus Bragança). Mestra em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da UFPA, área de concentração Antropologia. Bacharel e licenciada plena em Ciências Sociais pela UFPA, com ênfase em Antropologia. Coordena o projeto" Sistemas alimentares tradicionais locais: patrimônio cultural, territorialidades, saberes e mudanças agroalimentares nos municípios de Bragança e Tracuateua- PA" desenvolvido no IFPA- Campus Bragança. Colaboradora no projeto "Processos de Desterritorialização e Resistencia frente à expansãocapitalista no campo: um estudo da zona rural de Tracuateua (PA)" do IFPA- Campus Bragança. Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) Interdisciplinar Licenciatura em Educação do Campo/Agroecologia do IFPA, campus Bragança. Atuo nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Geografia, Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia e no Curso Técnico de Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio. 

Downloads

Publicado

2025-12-19

Como Citar

Evasão de Jovens e Adultos (EJA) em contexto Amazônico: um estudo de caso na E.E.E.F. M Patalino, comunidade de Taperaçu- Campo, em Bragança-PA. (2025). Revista Geoaraguaia, 15(2), 1-20. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/20061