A Força da Geografia: contribuições da educação pesquisadora e da pedagogia libertadora para a formação de um saber geográfico poderoso
Palavras-chave:
Pedagogia Libertadora, Educação PesquisadoraResumo
O objetivo deste artigo é desenvolver reflexões sobre a educação pesquisadora pelo professor pesquisador em Geografia na perspectiva da Pedagogia Libertadora, apresentando princípios para a construção de um saber geográfico poderoso. A abordagem adotada é qualitativa e o procedimento utilizado foi a pesquisa bibliográfica, mediante, sobretudo, reflexões a respeito da obra de Paulo Freire e o pensamento dos autores e seus contextos vividos. Consideramos que a relação entre Educação Pesquisadora, Educação Geográfica e a Pedagogia Libertadora se apresenta como uma ideia-força (ou relação-poderosa) que propicia aos professores e estudantes a leitura e a interpretação espacial da realidade, abrangendo a compreensão das suas próprias espacialidades, produzidas no movimento de suas vidas cotidianas. A partir dessa defesa, não temos a intenção de posicionar o ensino de Geografia como o único componente curricular capaz de conduzir esse processo, mas de considerar que, sem ele, será difícil seu alcance.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista