Reformas Curriculares Atuais e As Implicações das Prescrições Curriculares Para o/No Ensino de Geografia

Autores

  • Carina Copatti carina.copatti@ufes.br
    Professora Adjunta do Departamento de Educação, Política e Sociedade, Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2019) com Pós-doutorado em Políticas Educacionais pelo Programa de Pós-graduação em Educação - UFFS, campus Chapecó. Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2010) e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2014). https://orcid.org/0000-0003-0485-388X
  • Hugo de Carvalho Sobrinho hugo.carvalhosobrinho@gmail.com
    Professor do Magistério Público da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Doutor em Geografia pela Universidade de Brasília (2021). Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (2014) e Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (2016) https://orcid.org/0000-0003-0995-9763

Palavras-chave:

Políticas de Currículo, Reforma Curricular, Geografia Escolar, BNCC

Resumo

O presente artigo constitui-se de uma análise teórico-conceitual com relação às reformas curriculares recentes, evidenciadas principalmente pela aprovação do documento que compõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) e do contexto destacado pela Reforma do Ensino Médio (2017). Considera-se, também, as implicações das prescrições curriculares observadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente curricular Geografia. A proposta objetiva, ainda, pensar em movimentos que contribuam para a atuação docente de forma crítica e provocativa diante dos retrocessos notados, em resposta aos processos percebidos de padronização dos currículos, avaliação por resultados e adequação dos professores a um formato que pouco dialoga com as realidades em que atuam.

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Publicado

2022-10-25

Como Citar

Copatti, C., & de Carvalho Sobrinho , H. . (2022). Reformas Curriculares Atuais e As Implicações das Prescrições Curriculares Para o/No Ensino de Geografia. Revista Geoaraguaia, 12(especial), 24–43. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/14320