DESENVOLVIMENTO SOCIOPOLÍTICO AMBIENTAL & GESTÃO COMPARTILHADA: POSSIBILIDADE DE UMA NOVA COMPOSIÇÃO CRÍTICA SOCIAL

Autores

  • Rahyan de Carvalho Alves rahyancarvalho@yahoo.com.br
    Geógrafo, Mestrando em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais – IGC/UFMG. Especialista em Gestão Ambiental com Ênfase em Biodiversidade pela Faculdade Promove de Janaúba-MG.

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável. Política. Gestão compartilhada. Cidadania. Renovação.

Resumo

A grande questão do desenvolvimento sustentável, atualmente, está envolvida na capacidade do homem perceber as limitações do individualismo e das consequências das segregações sociais, sucedida pela pressão existente entre a utilização desmedida dos recursos naturais e da ideologia da produção advinda do capital, podendo emergir, em sua forma de discussão, uma prática inovadora no quadro da política socioambiental pela cidadania participativa e popular, possibilitando promover uma diferente concepção de sociedade. Desta forma, este trabalho denota-se como relevante, pois tem como objetivo abordar o desenvolvimento sustentável como possibilidade de uma nova integração social pautada numa composição democrática através da conjuntura sociopolítica ambiental. E o caminho utilizado para alcançar o objetivo findou-se em levantamento bibliográfico. O desenvolvimento sustentável apresenta como uma forma de inserção da participação de todos os setores da sociedade nos pilares da estrutura política e social, sendo imprescindível a sua discussão.

Downloads

Publicado

2013-09-18

Como Citar

Alves, R. de C. (2013). DESENVOLVIMENTO SOCIOPOLÍTICO AMBIENTAL & GESTÃO COMPARTILHADA: POSSIBILIDADE DE UMA NOVA COMPOSIÇÃO CRÍTICA SOCIAL. Revista Geoaraguaia. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/4841

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)