TURISMO E PATRIMÔNIO: ENTRE O MUNDO VIVIDO E O “CENÁRIO” MERCANTILIZADO
Palavras-chave:
Turismo. Patrimônio. Geografia. Lugar. Homem.Resumo
O ser humano, por natureza, busca conhecer diferentes lugares, seja espontaneamente ou por situações que ocorrem no dia a dia. O ato de deslocar-se para encontrar um parente, por exemplo, seja por motivo festivo ou não, já corresponde a um ato de sair do seu mundo e conhecer o do Outro, principalmente nos dias atuais, em que as facilidades para viajar estão cada vez maiores, seja pela natureza da viagem ou pela multiplicidade de formas de sua aquisição, transporte e pagamento. Percebe-se, também, que lugares que possuem patrimônios culturais são locais de grande atratividade, o que acaba provocando, por um lado, à valorização dos feitos do homem e da natureza pela exposição a todos os sujeitos (moradores locais e turistas) e, por outro, a mercantilização do lugar e seus impactos socioambientais, chegando a dinamizar, no dado-limite, recursos financeiros para o local, e também, por vezes, impasses sociais propiciados através da interferência do “outsider” sobre o “insider” (ou vice-versa). Neste trabalho propomos refletir sobre a seguinte questão que pode ser entendido como objetivo do “paper”: “Qual a importância do turismo, com ênfase o cultural, e suas interfaces com o cenário comercial e seus impactos socioambientais”. E para desenvolver as reflexões sobre o turismo, a mercantilização cultural e a valorização da socialização dos feitos do homem, utilizaram-se como metodologia retrabalhamento bibliográfico.
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