Alfabetização Cartográfica No Ensino De Geografia No 6º Ano Da Escola Municipal Atalaia Na Cidade De Colíder – Mato Grosso
Palavras-chave:
Linguagem Geográfica, Anos Iniciais, Alfabetização Cartográfica, Mapas mentaisResumo
A pesquisa objetivou identificar como os professores de Geografia trabalham a Alfabetização Cartográfica, bem como propor o uso de outros recursos didáticos durante o processo ensino-aprendizagem a partir de temáticas relacionadas a cartografia na disciplina de Geografia do 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Atalaia na cidade de Colíder-Mato Grosso. Diante dessa realidade, foi realizada pesquisa participativa em sala de aula com o desenvolvimento de atividades e aplicação de questionários. Assim, os alunos dos 6º anos (A) e (B) foram incentivados a construir um mapa mental com atributos cartográficos, voltada à observação, análise, representação e interpretação do seu espaço vivido. Ficou evidente, por meio dos resultados, o interesse por parte dos alunos na atividade proposta, o que favorece a aquisição e desenvolvimento da linguagem cartográfica de forma significativa. Nesse sentido, espera-se que a escola, e o professor por meio da Geografia, mais especificamente da Cartografia, possa oferecer aos alunos possibilidade de acesso à dados e informações, bem como sua construção ao considerarmos a identificação de barreiras que possam existir no processo de compreensão e uso da cartografia, fundamentais para diversas leituras geográficas no cotidiano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.