Alfabetização Cartográfica No Ensino De Geografia No 6º Ano Da Escola Municipal Atalaia Na Cidade De Colíder – Mato Grosso

Autores

  • Marcos Gonçalves da Silva de Souza marcosgsz93@gmail.com
    Graduado em Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT https://orcid.org/0009-0006-4380-8212
  • Leila Nalis Paiva da Silva Andrade leilaandrade@unemat.br
    Professora adjunta, no Curso de Graduação e Pós-Graduação stricto sensu em Geografia, da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT https://orcid.org/0000-0002-0571-4833
  • Gustavo Roberto dos Santos Leandro gustavo.leandro@unemat.br
    Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT https://orcid.org/0000-0002-0571-4833
  • Fabio Junior do Espírito Santo Andrade fabio_jr.andrade@hotmail.com
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia-PPGGEO, da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT https://orcid.org/0000-0002-5478-9620

Palavras-chave:

Linguagem Geográfica, Anos Iniciais, Alfabetização Cartográfica, Mapas mentais

Resumo

A pesquisa objetivou identificar como os professores de Geografia trabalham a Alfabetização Cartográfica, bem como propor o uso de outros recursos didáticos durante o processo ensino-aprendizagem a partir de temáticas relacionadas a cartografia na disciplina de Geografia do 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Atalaia na cidade de Colíder-Mato Grosso. Diante dessa realidade, foi realizada pesquisa participativa em sala de aula com o desenvolvimento de atividades e aplicação de questionários. Assim, os alunos dos 6º anos (A) e (B) foram incentivados a construir um mapa mental com atributos cartográficos, voltada à observação, análise, representação e interpretação do seu espaço vivido. Ficou evidente, por meio dos resultados, o interesse por parte dos alunos na atividade proposta, o que favorece a aquisição e desenvolvimento da linguagem cartográfica de forma significativa. Nesse sentido, espera-se que a escola, e o professor por meio da Geografia, mais especificamente da Cartografia, possa oferecer aos alunos possibilidade de acesso à dados e informações, bem como sua construção ao considerarmos a identificação de barreiras que possam existir no processo de compreensão e uso da cartografia, fundamentais para diversas leituras geográficas no cotidiano.

Downloads

Publicado

2023-07-28

Como Citar

Gonçalves da Silva de Souza, M., Paiva da Silva Andrade, L. N., dos Santos Leandro, G. R., & do Espírito Santo Andrade, F. J. (2023). Alfabetização Cartográfica No Ensino De Geografia No 6º Ano Da Escola Municipal Atalaia Na Cidade De Colíder – Mato Grosso . Revista Geoaraguaia, 13(Especial), 129–150. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/15278

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)