Uso de Materiais Alternativos para Melhoria de Solo na Pavimentação de Vias

Autores

  • Leonardo Ramos da Silveira leonardoengambiental@yahoo.com.br
    Instituto Federal de Goiás
  • Rafael De Aassis Borges eng.rafaelmiro@hotmail.com

DOI:

10.18607/ES201653418

Palavras-chave:

resíduo, agregado reciclado, pavimentação, base, sub-base.

Resumo

 

O crescimento de obras no setor da construção civil faz com que aumente o uso de agregados naturais. Este grande uso, ocasiona em uma escassez em várias regiões, principalmente nas regiões de grande área ocupada, fazendo com que seja extraído o material natural em locais distantes do ponto de aplicação. Vários materiais alternativos como, resíduos de construção e demolição (RCD), resíduos de pedreira e fosfogesso, vêm sendo estudado a fim de avaliar o comportamento do solo com adições em várias proporções de material. O presente trabalho tem o intuito de apresentar uma discussão baseada em pesquisas já realizadas em grandes centros urbanos do Brasil, levando-se em conta a aplicação do material em camadas de pavimentação. São analisados os ensaios de caracterização do material e estudos de pistas experimentais.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonardo Ramos da Silveira, Instituto Federal de Goiás

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidades Federal do Tocantins, mestre em Engenharia de Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás, doutor em Geotecnia pela Universidade de Brasília.

Professor Titular na Universidade Paulista Campus Brasília nas áreas de Hidráulica, Hidrologia, Tratamento de Água e Esgoto, Mecânica dos solos e Geologia.

Atualmente atua como professer EBTT no Instituto Federal de Goiás

Rafael De Aassis Borges

Engenheiro Civil pela Universidade Paulista Campus Brasília

Referências

AMORIM, E. F. Viabilidade Técnica Econômica de Misturas de Solo-RCD em Camadas de Base de Pavimentos Urbanos. Estudo de Caso: Município de Campo Verde - MT. 2013. 151 f. Tese (Doutorado em Geotecnia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

ARAÚJO, W. E. L. Aproveitamento de resíduos da extração de micaxisto em pavimentos flexíveis. 2008. 142 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) – Universidade Federal de Goiás, Escola de Engenharia Civil, Goiânia, 2008.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15115/2004: Agregados reciclados de resíduos sólidos da construção civil – Execução de camadas de pavimentação – Procedimentos. Rio de Janeiro, 2004.

BATALIONE, G. Estabilização de solos tropicais com a utilização de rejeitos finos de pedreira de uma rocha granítica. 2007, 172 f. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

CABRAL, A. E. B.; MOREIRA, K. M. V. Manual sobre os resíduos sólidos da construção civil – Sinduscon/CE. (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará). 2011. 44 f. Programa Qualidade de Vida na Construção. Fortaleza, CE, Agosto de 2011.

CANUT, M. M. C. Estudo da viabilidade do uso do resíduo fosfogesso como material de construção. 2006, 154 f. Dissertação (Mestrado em Construção Civil) – Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

CARNEIRO et al. Reciclagem de entulho para produção de materiais de construção. Organizado por Alex Pires Carneiro, Irineu Antônio Schadach de Brum e José Clodoaldo da Silva Cassa. Salvador: EDUFBA; Caixa Econômica Federal, 312 p. 2001.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE – CONAMA (Brasil). Resolução Nº 307, de 5 de Julho de 2002. Ministério do Meio Ambiente, Conselho Nacional do Meio Ambiente, 2002.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM – DNER. Método de dimensionamento de pavimento flexível. Rio de Janeiro, RJ, 1996.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM – DNER (1997a). ES-301 Pavimentação – Sub-base estabilizada granulometricamente. DNIT/DNER, Rio de Janeiro, RJ, 7 p. 1997.

FARIA, L. F. Ensaios Laboratoriais com mistura de solo, fosfogesso e cal. Projeto de Iniciação Científica UFG. 2007.

FUJII, L. M. T. Estudo de misturas de solo, RCD e cal virgem e hidratada para uso em obras rodoviárias. 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

GÓMEZ, A. M. J. Estudo experimental de um resíduo de construção e demolição (RCD) para utilização em pavimentação. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

LEITE, F. C. Comportamento mecânico de agregado reciclado de resíduo sólido da construção civil em camadas de base e sub-base de pavimentos. 2007. 185 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transporte) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

LUZ, M. P. Aproveitamento de filer de pedreiras da região metropolitana de Goiânia em pavimentos flexíveis urbanos: avaliação técnica e sócio-ambiental. 2008. 103 f. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.

MESQUITA, G. M. Aplicação de misturas de fosfogesso e solos tropicais finos na pavimentação. 2007. 144 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) – Universidade Federal de Goiás, Escola de Engenharia Civil, Goiânia, 2007.

METOGO, D. A. N. Construção e avaliação inicial de um trecho de pavimento asfáltico executado com misturas de solo tropical, fosfogesso e cal. 2010. 196 f. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) – Universidade Federal de Goiás, Escola de Engenharia Civil, Goiânia, 2010.

MOTTA, R. S. Estudo laboratorial de agregado reciclado de resíduo sólido da construção civil para aplicação em pavimentação de baixo volume de tráfego. 2005. 134 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transporte) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

SANTOS, E. C. G. Aplicação de resíduos da construção e demolição reciclados (RCD-R) em estruturas de solo reforçado. 2007. 168 f. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) – Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

OLIVEIRA, S. M. F. Estudo do comportamento mecânico de misturas de fosfogesso e cal para utilização na construção rodoviária. 2005. 200 f. Dissertação (Mestrado em Transporte) – Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

Pereira, K. L. A. Estabilização de um solo com cimento e cinza de lodo para uso em pavimentos. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Tecnologia.. Natal, 2012.

PINTO, T. P. Metodologia para a gestão diferenciada de resíduos sólidos da construção urbana. 1999, 189 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

QUINTANILHA, F. S. Avaliação de utilização e desempenho de resíduos de construção e demolição em bases e sub-bases de pavimentos flexíveis. 2008. 114 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) – Universidade Federal de Goiás, Escola de Engenharia Civil, Goiânia, 2008.

RESPLANDES, H. M. S. Estudo ambiental e mecânico da aplicação do agregado reciclado na estrutura de pavimentos flexíveis. 2007. 206 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) – Universidade Federal de Goiás, Escola de Engenharia Civil, Goiânia, 2007.

REZENDE, L. R.; SILVEIRA, L. R.; ARAÚJO, W. R.; LUZ, M. P. Reuse of Fine Quarry Wastes in Pavement: Case Study in Brazil. Journal of Materials in Civil Engineering. Vol. 26, Nº 8, August 2014.

RIBEIRO, F. Estudo da aplicação do agregado reciclado na base de um pavimento flexível. 2006. 171 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) – Universidade Federal de Goiás, Escola de Engenharia Civil, Goiânia, 2006.

ROCHA, E. G. A. Os Resíduos Sólidos de Construção e Demolição: gerenciamento, quantificação e caracterização. Um estudo de caso no Distrito Federal. 2006. 155p. (Mestre em Estruturas e Construção Civil) – Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

RUFO, R. C. Estudo laboratorial de misturas de fosfogesso, solo tropical e cal para fins de pavimentação. 2009. 153 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) – Universidade Federal de Goiás, Escola de Engenharia Civil, Goiânia, 2009.

SILVEIRA, L. R. Reaproveitamento de finos de pedreiras em pavimentação: uma abordagem técnica e econômica. 2010. 179 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) – Universidade Federal de Goiás, Escola de Engenharia Civil,

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar

Silveira, L. R. da, & Borges, R. D. A. (2016). Uso de Materiais Alternativos para Melhoria de Solo na Pavimentação de Vias. E&Amp;S Engineering and Science, 5(1), 73–82. https://doi.org/10.18607/ES201653418

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)