IA generativa no ensino de estruturas: pré-dimensionamento de pilares na arquitetura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18607/ES20251420011


Palavras-chave:

Inteligência artificial generativa;, Ensino de estruturas;, Arquitetura e Urbanismo

Resumo

Este artigo investigou os impactos do uso da inteligência artificial generativa, por meio do ChatGPT, no processo de ensino-aprendizagem do pré-dimensionamento de pilares de concreto armado por estudantes de Arquitetura e Urbanismo. A pesquisa foi realizada com uma turma da disciplina Estruturas em Concreto II da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), dividida em dois grupos: um com acesso à IA e outro utilizando apenas materiais tradicionais. A análise combinou o desempenho técnico na atividade prática com as percepções registradas em formulários de pré e pós-teste. Os resultados indicaram que apenas uma minoria dos estudantes avaliou a IA como “muito útil” (11,11%) ou “útil” (11,11%) para a tarefa específica de pré-dimensionamento de pilares, enquanto a maioria a classificou como “pouco útil” (55,56%) ou “nada útil” (22,22%) nesse contexto. Paradoxalmente, no entanto, o grupo que utilizou a IA apresentou melhor desempenho técnico, com maior número de acertos em relação ao grupo controle. Embora alguns estudantes tenham utilizado a ferramenta para revisar conceitos e converter unidades, a dificuldade na formulação de prompts e a ausência de restrições quanto às fontes acessadas comprometeram a efetividade das respostas. Conclui-se que a IA generativa, sem mediação docente e treinamento prévio, não é eficaz como estratégia central de ensino. Contudo, identificaram-se diretrizes para sua integração responsável: capacitação prévia dos estudantes, uso da IA em ambientes controlados com materiais específicos e mediação ativa do docente.

Biografia do Autor

  • Débora Bretas Silva, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria - RS, Brasil).

  • Luana da Silva Fernandes, Universidade Federal de Santa Maria

    Cursando Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria - RS, Brasil)

  • Fabrício Longhi Bolina, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutor em Engenharia Civil pela UFRGS e atualmente docente do Departamento de Estruturas e Construção Civil da UFSM (Santa Maria - RS, Brasil).

  • Eduardo Cesar Pachla, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente docente do Departamento de Estruturas e Construção Civil da Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria - RS, Brasil).

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Publicado

2025-08-18

Como Citar

Silva, D., Fernandes, L. ., Bolina, F., & Pachla, E. (2025). IA generativa no ensino de estruturas: pré-dimensionamento de pilares na arquitetura. E&S Engineering and Science, 14(2), 1-17. https://doi.org/10.18607/ES20251420011