Avaliação da Estabilidade de Tensão Utilizando o Índice |D’| e Redes Neurais Artificiais sob Contingências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18607/ES20251418663


Palavras-chave:

Estabilidade de Tensão, Índice de Estabilidade de Tensão, Redes Neurais Artificiais

Resumo

Abordagens que utilizam Redes Neurais Artificiais (RNA) têm buscado aprimorar a precisão e a confiabilidade no cálculo de índices de estabilidade de tensão para garantir a operação segura dos Sistemas Elétricos de Potência (SEP), especialmente em condições de colapso iminente. Além disso, estudos recentes têm integrado a modelagem dinâmica de transformadores e fontes renováveis, além do uso de medições fasoriais em tempo real, para aprimorar a precisão das análises. Apesar dos avanços, ainda há necessidade de melhorar a precisão e o desempenho computacional dos índices existentes, particularmente em cenários de múltiplas contingências. Este artigo propõe a utilização do índice |D’|, baseado na matriz Jacobiana de Fluxo de Potência, para aprimorar a precisão na avaliação da estabilidade de tensão. O método proposto é avaliado por meio de simulações que contemplam três tipos de contingências: aumento escalonado de potência ativa e reativa nas cargas, fluxo de potência continuado, e desligamento de linhas de transmissão. Testes de desempenho do índice |D’|, utilizando RNA, demonstram alta precisão e boa generalização do modelo, com baixos erros médios e desvio padrão, possibilitando a identificação eficiente das barras mais críticas do sistema, com reduzido custo computacional. O método proposto revelou-se eficaz na redução de erros e variância durante os testes e validação, especialmente em condições de operação próximas ao colapso de tensão, evidenciando sua robustez e eficiência na análise de estabilidade em tempo real.

Biografia do Autor

  • Dr. Carlos E. Portugal Poma, Universidade Federal de Mato Grosso

    Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidad Nacional de Ingeniería – Lima, Peru (2002), mestrado em Engenharia de Eletricidade pela Universidade Federal do Maranhão – Brasil (2005) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – Brasil (2010). Atua na área de Dinâmica de Sistemas de Potência, com ênfase em estabilidade angular e de tensão, desenvolvendo métodos numéricos eficientes e robustos para a análise de redes elétricas. Tem experiência em desenvolvimento de programas computacionais de fluxo de carga, simulações no domínio do tempo para análise de estabilidade de curta e longa duração, além de modelagem de dispositivos de dinâmica rápida e lenta. Sua atuação também inclui o uso de técnicas de inteligência artificial, como redes neurais artificiais, lógica fuzzy e computação evolutiva, aplicadas à análise e operação de sistemas elétricos de potência.

  • Eng. João V. Fabris, Universidade Federal de Mato grosso

    Engenheiro Eletricista graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Durante a graduação, participou de projetos de pesquisa voluntária na área de Telecomunicações e atuou como bolsista de extensão na Supervisão de Sistemas de Aplicações, vinculada à Secretaria de Comunicações e Multimeios da UFMT. Atualmente, cursa pós-graduação lato sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho. Áreas de interesse incluem: Engenharia Elétrica, Engenharia de Segurança do Trabalho, Telecomunicações, Eletrônica, Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial.

  • Dr. Fillipe M. de Vasconcelos, Universidade Federal de Mato grosso

    Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2009). Desenvolveu atividades de pesquisa no Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas - GEDAE (2007-2008). Estagiou nas Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. - ELETRONORTE (2008) e foi Trainee na Mineração Rio do Norte - MRN (2009) do grupo Vale. Possui mestrado (2012) e doutorado (2017) em Sistemas Elétricos de Potência na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) da Universidade de São Paulo desenvolvidos no Laboratório de Análise de Sistemas de Energia Elétrica LASEE/USP (2010-2017). No doutorado obteve experiência internacional no programa de doutorado sanduíche (12 meses) na The University of Manchester, UK. Possui pós-doutorado (2019) no Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da EPUSP. Atuou como professor (2017-2019 e 2021-2022) no Instituto Federal de São Paulo IFSP, no Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas (PEA) da Escola Politécnica/Universidade de São Paulo (2019-2021) e foi pesquisador do ENERQ/USP (2018-2021). Atuou como engenheiro de desenvolvimento de softwares e diretor técnico de uma Startup de digitalização do setor elétrico (2020-2022). Atualmente é professor na Universidade Federal do Mato Grosso (2022-atual). A sua área de atuação é Sistemas Elétricos de Potência, com experiência e interesse nas áreas de transmissão e distribuição de energia elétrica (i.e., planejamento, operação, manutenção e automação de redes elétricas), bem como pesquisa operacional (i.e., otimização linear, não-linear, não-linear inteira mista, machine learning, etc), energias renováveis (i.e., energia solar e energia eólica) e novas tecnologias (i.e., veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia)

  • Dr. Leandro T. Marques, Universidade Federal de Mato grosso

    É bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Mato Grosso (2011) e possui os títulos de Mestre e de Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) obtidos, respectivamente, em 2013 e 2018 em Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e desenvolve atividades de ensino e pesquisa. Ministra ou já ministrou disciplinas nas áreas de circuitos elétricos, sistemas elétricos de potência, eletrônica e programação computacional. Como pesquisador, atua na área de Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica e desenvolve métodos computacionais para operação destas redes, em especial para o tratamento dos problemas de restabelecimento de energia e de redução de perdas elétricas; atua também no desenvolvimento de algoritmos bio-inspirados e heurísticos para o tratamento de problemas de otimização multi-objetivos. É autor de diversos artigos publicados em congressos nacionais e internacionais e em periódicos internacionais relevantes, sendo dois deles premiados por sua qualidade e relevância. Tem participado dos principais eventos internacionais na área de sistemas elétricos de potência e atuado como revisor de vários congressos nacionais e internacionais e dos periódicos internacionais 'IET Generation, Transmission & Distribution' (Qualis A2) e 'IEEE Transactions on Systems, Man and Cybernetics: Systems' (Qualis A1).

  • Dr. Nicolás E. Cortez, Universidade Federal de Mato grosso

    Possui graduação em Engenharia Eletrônica - Universidad Nacional de Ingeniería (1992), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2012) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2015). De 1996 a 2010, foi Professor Assistente na Universidade Nacional de San Cristóbal de Huamanga, Ayacucho, Perú. Atualmente é Professor Adjunto na Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá. Tem experiência na área de Engenharia Eletrônica, com ênfase em sistemas digitais, microprocessadores e arquitetura de computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição de dados e processamento de sinais, instrumentação eletrônica, microcontroladores, transdutores piezelétricos, monitoramento de integridade estrutural (SHM), redes de sensores sem fio, monitoramento remoto, Internet das coisas (IoT).

Downloads

Publicado

2025-05-04

Como Citar

Portugal Poma, C. E., Vitor Fabris, J. ., Matos de Vasconcelos, F. ., Tolomeu Marques, L., & Cortez Ledesma, N. E. . (2025). Avaliação da Estabilidade de Tensão Utilizando o Índice |D’| e Redes Neurais Artificiais sob Contingências. E&S Engineering and Science, 14(1), 20-34. https://doi.org/10.18607/ES20251418663