Parâmetros Alimentares de Hoplias malabaricus, como ferramenta de análise Ambiental na Lagoa Feia, RJ, Brasil

Autores

  • Glieber Henriques Beliene guihb_bio@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.
  • Adélia Rangel Mandu Rocha adeliarocha1@yahoo.com.br
    Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF
  • Cristina Maria Magalhães de Souza cristalmmsouza@yahoo.com.br
    Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF

DOI:

10.18607/ES201411607

Resumo

Dentre as quase 25.000 espécies de peixes conhecidas no mundo, destaca-se a Hoplias malabaricus (Bloch, 1794) por apresentar características alimentares bem amplas. Trata-se de um peixe caçador de emboscada que por ser carnívoro piscívoro e topo de cadeia, tem se tornado motivo de discussão quanto ao papel que desempenha na regulação de outras populações de peixes. Não se limitando a piscivoria quando jovem também se alimenta de larvas de insetos, e quando adulta complementa sua alimentação com pequenos crustáceos. O objetivo do presente trabalho foi determinar parâmetros alimentares da população de Hoplias malabaricus nos períodos chuvoso e de estiagem na Lagoa Feia no Rio de Janeiro, a fim de se constatar possíveis mudanças no padrão alimentar dessa espécie em função das pressões antrópicas nesse ambiente. Para isso os exemplares de Hoplias malabaricus foram obtidos Novembro/09 e Julho/10. Dos espécimes foram analisados os conteúdos estomacais, e determinados índices de repleção estomacal (IRE) e estados de repleção estomacal (ERE), dos quais os resultados demonstraram majoritariamente a espécie Cyphocharax gilbert como índice alimentar preferencial da Hoplias malabaricus, o que não é comum visto a sua característica amplitude alimentar. Outro fato importante foram os altos índices de captura de alimento mesmo em períodos onde comumente a taxa alimentar da traíra é reduzida. Dessa forma esses indícios apontam para possíveis alterações na dinâmica da comunidade aquática dessa lagoa, certamente em função de perturbações pontuais ou difusas humanas, o que está levando a um aumento na oferta de alimento

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Referências

Amaral, Y.T; Souza, M.C, Novelli, R, Silva, H.J.T.; Almeida, M.G.; Souza, C.M.M. Biologia da traíira (hoplias malabaricus) na lagoa do campelo, RJ.. anais do IX congresso de ecologia do Brasil, 13 a 17 de setembro de 2009, São Lourenço – mg.

BEGON, M; Towsend, C.R; Harper, J.L. 2007. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. 4ª. Edição. Porto Alegre, Artmed.

BIZERRIL, C. R. S. F.; PRIMO, P. B. S. Peixes de Águas Interiores do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FEMAR-SEMADS, 2001.

Brum,W,M. et al. Condições organolépticas do pescado comercializado no município de Campos dos Goytacazes, RJ: dados preliminares. 2009.

CARNEIRO,P,R,F. Água e conflito na Baixada dos Goytacazes. REGA – Vol. 1, no. 2, p. 87-100, jul./dez. 2004.

Carvalho,L,N. Velasquez, C.H.F.; Moreira,V.S.S. Alimentação de Hoplias malabaricus (Bloch, 1794) (Osteichthyes, Erythrinidae) no rio Vermelho, Pantanal Sul Mato-Grossense. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Rev. bras. Zoociências. 2002. p. 215-226.

Corrêa, F; Piedras,S,R,N. Feeding of Hoplias aff. malabaricus (Bloch, 1794) and Oligosarcus robustus Menezes, 1969 in a lagoon under estuarine influence, Pelotas, RS.Biotemas Year: 2009.

Downloads

Publicado

2014-05-07

Como Citar

Beliene, G. H., Rocha, A. R. M., & Souza, C. M. M. de. (2014). Parâmetros Alimentares de Hoplias malabaricus, como ferramenta de análise Ambiental na Lagoa Feia, RJ, Brasil. E&Amp;S Engineering and Science, 1(1), 116–124. https://doi.org/10.18607/ES201411607