Análise da Relação Custo-Benefício de Projeto de Eficiência Energética no Setor Residencial

Autores

  • Arnulfo Barroso de Vasconcellos arnulfo@ufmt.br
    Dpto de Eng Elétrica, UFMT
  • Teresa Irene Ribeiro de Carvalho Malheiro est.faet@gmail.com
  • Gisele Auxiliadora de Almeida Rios est.faet@gmail.com

DOI:

10.18607/ES201411605

Resumo

A troca de refrigeradores antigos e ineficientes por refrigeradores eficientes Selo Procel classe A e de lâmpadas incandescentes por fluorescente compactas em Unidades Consumidoras de baixa renda provoca, além do aumento da eficiência energética, impacto na vida do consumidor. Entretanto, uma nova modalidade de projetos de eficiência energética em edificações propõe a redução do consumo de energia elétrica e de demanda de potência ativa em função da melhoria de sua envoltória. O uso racional da energia elétrica, ou seja, sem desperdícios, leva ao aumento da confiabilidade do sistema elétrico, reduz ou posterga as necessidades de investimentos em geração, transmissão e distribuição, além dos impactos ambientais (locais e globais), e a simulação computacional tem-se mostrado uma ferramenta eficaz para avaliar projetos de eficiência energética.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Referências

Mauro Araujo Almeida, Roberto Schaeffer, and Emilio

Lèbre La Rovere, "The potential for electricity

conservation and peak load reduction in the residential

sector of Brazil," Energy, no. 26, pp. 413–429, 2001.

EnergyPlus, "Getting Started with EnergyPlus," University

of Illinois and Ernest Orlando Lawrence Berkeley National

Laboratory, 2013a.

Érika Fernanda Toledo Borges Leão, "Carta bioclimática

de Cuiabá - Mato Grosso," Universidade Federal de Mato

Grosso, 2007.

INMETRO, "Anexo V da Portaria INMETRO 50/2013," Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2013.

Cleverson Sousa Camargo et al., "Simulação Computacional para Análise da Eficiência Energética e Conforto Térmico de uma Edificação Utilizando o Software EnergyPlus.," VIII CBPE - Congresso Brasileiro de Planejamento Energético 2012, 2012.

Energyplus, "Auxiliary EnergyPlus Programs," University of Illinois and Ernest Orlando Lawrence Berkeley National Laboratory, 2013b.

ANEEL, "Manual do Programa de Eficiência Energética," Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, Brasília, 2008b.

ANEEL, "Procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PROPEE): Módulo 7 – Cálculo da Viabilidade," Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, Brasília, 2013c.

ABRADEE, "Método para Determinação, Análise e

Otimização das Perdas Técnicas em Sistemas de Distribuição. Relatório 19-34.," Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica - ABRADEE, Rio de Janeiro, 1996.

ANEEL, "Resolução Homologatória Nº 1.506, de 5 de Abril de 2013.," Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, Brasília, 2013a.

Brasil. (2000) Presidência da República. Casa Civil. Dispõe sobre realização de investimentos em pesquisa e desenvolvimento e em eficiência energética por parte das empresas concessionárias, permissionárias e autorizadas do setor de energia elétrica, e dá outras providê. [Online]. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9991.htm

Downloads

Publicado

2014-05-07

Como Citar

Vasconcellos, A. B. de, Malheiro, T. I. R. de C., & Rios, G. A. de A. (2014). Análise da Relação Custo-Benefício de Projeto de Eficiência Energética no Setor Residencial. E&Amp;S Engineering and Science, 1(1), 78–88. https://doi.org/10.18607/ES201411605

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)