Análise por meio de transecto móvel das ilhas de calor e de frescor na região do Coxipó em Cuiabá – MT (Brasil)

Autores

DOI:

10.18607/ES20211012972

Resumo

A dinâmica de crescimento e modificação desordenada das cidades, a atividade humana e a consequente substituição de elementos naturais por matérias de baixa permeabilidade interferem nas propriedades microclimáticas locais. Diante disto a temperatura nas regiões mais urbanizadas possuem maiores patamares do que em regiões rurais adjacentes, fenômeno este conhecido como Ilha de Calor. O intuito deste trabalho é aprofundar a investigação da presença de Ilhas de Calor na região do Coxipó, na cidade de Cuiabá-MT utilizando transecto móvel em pontos definidos para diferentes características de urbanização, segundo a classificação de Zonas Climáticas Locais. Para isso foram coletadas a temperatura e a umidade relativa do ar com subsequente análise dos dados no software estatístico R, onde foram encontradas regiões de maior frescor e umidade que constituem fenômenos de anomalias termo higrométricas que beneficiam o microclima urbano em estudo.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodrigo Esteves Ascurra, Universidade Federal de Mato Grosso

É graduado em Engenharia Elétrica, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Mestre em Engenharia de Edificações e Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Trabalha atualmente como Engenheiro Eletricista da UFMT (2009-2014), e já trabalhou nas empresas CNL ENGENHARIA, TELEBORBA TELECOMUNICAÇÕES LTDA (prestadora de serviços EMBRATEL - 2007), AMPÉR CONSTRUÇÕES ELÉTRICAS LTDA (Construção de Linhas de Transmissão / 2007-2008), Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A -ELETRONORTE (2007) e Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso (PGE-MT / 2001-2006). Engenheiro Eletricista da Universidade Federal de Mato Grosso, lotado na PROPLAN.

Marcos Marcos de Oliveira Valin Jr, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Controle do Obras pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Especialização em MBA Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental (IPOG), Mestrado e Doutorado em Física Ambiental pelo Programa de Pós-graduação em Física Ambiental na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - Campus Octayde Jorge da Silva, Cuiabá.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Lima, L. O. da S., Esteves Ascurra, R., Marcos de Oliveira Valin Jr, M., & Maria de Moura Santos, F. (2021). Análise por meio de transecto móvel das ilhas de calor e de frescor na região do Coxipó em Cuiabá – MT (Brasil). E&Amp;S Engineering and Science, 10(3), 46–60. https://doi.org/10.18607/ES20211012972

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)