A inserção da Ação Afirmativa na pós-graduação

Autores/as

  • Rute Cristina Domingos da PALMA rutecristinad@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Regina Aparecida da SILVA regina.ufmt@gmail.com
    UFMT

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v26i63.5565


Palabras clave:

Pós-Graduação. Pesquisa. Ação Afirmativa.

Resumen

O Brasil é um dos países com maior taxa de concentração de renda e riqueza no mundo, tendo um dos maiores índices mundiais de desigualdade social. Além disso, nosso país vive uma dívida social não superada de mais de 350 anos de escravidão, quando negros e indígenas foram escravizados, vivendo um quadro profundo de discriminação, exploração e violências, que perduram até os dias atuais. Em face da triste realidade, esses grupos e os movimentos sociais tem lutado para superação das dificuldades, dos preconceitos e trazem também como bandeira de luta o acesso à educação superior, na busca em promover mudanças nas vivências e nos sentidos da educação.

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Biografía del autor/a

  • Rute Cristina Domingos da PALMA, Universidade Federal de Mato Grosso

    Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, campus Cuiabá. Endereço
    institucional: Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367, Cuiabá/MT. CEP: 78060-9100. Tel.: (65) 3615-8431.
    Email: <rutecristinad@gmail.com>.

  • Regina Aparecida da SILVA, UFMT

    Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, campus Cuiabá. Endereço
    institucional: Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367, Cuiabá/MT. CEP: 78060-9100. Tel.: 65 3615-8452.
    Email: <regina.ufmt@gmail.com>.

Publicado

2017-09-02

Número

Sección

Informes da pós-graduação e da pesquisa

Cómo citar

A inserção da Ação Afirmativa na pós-graduação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 63, p. 955–974, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i63.5565. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5565. Acesso em: 5 dec. 2025.