Algumas contribuições marxistas à Educação Ambiental (EA) crítico-transformadora

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v20i44.320


Keywords:

Materialismo histórico e dialético. Crise socioambiental. Educação Ambiental crítico-transformadora.

Abstract

Intenciona-se ressaltar a atualidade do materialismo histórico e dialético e toda uma tradição da teoria crítica, para subsidiar a análise da atual crise socioambiental. Pretende-se contribuir na consolidação de um movimento de contraposição à hegemonização de posturas/visões que, esvaziada de criticidade, impõe uma perspectiva conservadora de Educação Ambiental. Debates sobre Estado e Revolução, presentes no Marxismo, ao encontro da ideia de transformação não reformista de uma Educação Ambiental Crítica, são apropriados ao aprofundamento da reflexão sobre conformação social e banalização da luta de classes. Consideram-se resultados deste trabalho a emergência dessa discussão e a construção de uma síntese autoral.

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Author Biographies

  • Jéssica do Nascimento Rodrigues, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ
    Mestre em Educação pela UFRRJ. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Ambiente, Diversidade e Sustentabilidade – GEAPEADS – e do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade – LIEAS. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ. Rua Santa Ermelinda, nº 55, Campo Grande, Rio de Janeiro-RJ.
  • Mauro Guimarães, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ
    Professor Doutor do Programa de Mestrado em Educação UFRRJ. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Ambiente, Diversidade e Sustentabilidade – GEAPEADS. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ. Av. Gov. Roberto Silveira, s/nº, Moqueta, Nova Iguaçu-RJ.

Published

2012-06-20

How to Cite

Algumas contribuições marxistas à Educação Ambiental (EA) crítico-transformadora. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 501–518, 2012. DOI: 10.29286/rep.v20i44.320. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/320. Acesso em: 1 apr. 2025.