Algumas contribuições marxistas à Educação Ambiental (EA) crítico-transformadora
DOI:
10.29286/rep.v20i44.320Palavras-chave:
Materialismo histórico e dialético. Crise socioambiental. Educação Ambiental crítico-transformadora.Resumo
Intenciona-se ressaltar a atualidade do materialismo histórico e dialético e toda uma tradição da teoria crítica, para subsidiar a análise da atual crise socioambiental. Pretende-se contribuir na consolidação de um movimento de contraposição à hegemonização de posturas/visões que, esvaziada de criticidade, impõe uma perspectiva conservadora de Educação Ambiental. Debates sobre Estado e Revolução, presentes no Marxismo, ao encontro da ideia de transformação não reformista de uma Educação Ambiental Crítica, são apropriados ao aprofundamento da reflexão sobre conformação social e banalização da luta de classes. Consideram-se resultados deste trabalho a emergência dessa discussão e a construção de uma síntese autoral.Downloads
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Publicado
2012-06-20
Como Citar
RODRIGUES, J. do N.; GUIMARÃES, M. Algumas contribuições marxistas à Educação Ambiental (EA) crítico-transformadora. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 501–518, 2012. DOI: 10.29286/rep.v20i44.320. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/320. Acesso em: 2 maio. 2024.
Edição
Seção
Educação, Tempo e Território