ORWELL, George. A Revolução dos Bichos. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2007. 152 p.

Authors

  • Samuel Borges de OLIVEIRA JÚNIOR dioneia@ufmt.br
    Universidade FEderal de Mato Grosso http://www.ufmt.br

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v17i35.508


Keywords:

Revolução. Bichos.

Abstract

Revoltados cada vez mais com as atitudes de seu dono, os bichos da Granja Solar, inspirados nas palavras e no sonho contado pelo velho Major (que era um porco, considerado o mais sábio de todos os animais da granja), que dizia que todos os animais deveriam ser considerados iguais (inclusive os animais selvagens), que deveriam ser tratados de maneira mais respeitosa possível, que o culpado por tudo isso era o Homem, e que de maneira alguma os animais deveriam ter os mesmos vícios do Homem (morar em casas, usar roupas, beber álcool, fumar, tocar em dinheiro, comerciar), os animais resolveram se rebelar contra seu dono, pois não agüentavam mais as condições impostas por ele (pouca comida, trabalho excessivo), e enquanto esperavam pelo dia da tal revolução, resolveram se preparar, e adotaram o seguinte lema: “o que quer que ande sobre duas pernas é inimigo, o que quer que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas é amigo.” O velho Major ensinou também uma música chamada “Bichos da Inglaterra”, que se tornou o hino da revolução dos bichos da Granja do Solar.

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Author Biography

  • Samuel Borges de OLIVEIRA JÚNIOR, Universidade FEderal de Mato Grosso
    Biólogo, Mestre em Educação e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais/UFSCar. Rua Itália, quadra 05, casa 06, n. 455, Jardim Europa, Cuiabá/MT, 78.065-428. Brasil. E-Mail: .

References

Data de recebimento: 25/08/2008.

Data de aceite: 25/09/2008.

Published

2012-09-25

Issue

Section

Notas de leitura, resumos e resenhas

How to Cite

ORWELL, George. A Revolução dos Bichos. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2007. 152 p. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 581–586, 2012. DOI: 10.29286/rep.v17i35.508. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/508. Acesso em: 2 apr. 2025.