Contribuições da Ciência Logosófica para a Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/rcnpxz54


Palavras-chave:

Educação, Inovação, Método Logosófico, Pedagogia. Raumsol

Resumo

O artigo possui ineditismo, cujo objetivo geral é pesquisar contribuições da ciência logosófica para a educação. O problema de pesquisa encontra-se na seguinte pergunta: quais contribuições a Logosofia pode fornecer para a educação? O artigo se divide em duas seções de desenvolvimento. Na primeira seção, aborda-se a criação da Logosofia, por meio dos livros que compõem sua bibliografia, assim como o desenvolvimento de seus centros de ensino. Na segunda, verifica-se a concepção do ser humano apresentada pela ciência logosófica e a sua aplicação no ensino, na pesquisa e na extensão. O método de pesquisa utilizado foi o dedutivo, em pesquisa teórica e qualitativa, com emprego de material bibliográfico e documental. Verificou-se que a Logosofia apresenta uma explicação do ser humano por meio de novos conceitos práticos, que são utilizados em diversas instituições de ensino, do berçário ao ensino superior. Conclui-se, em linhas gerais, que a Pedagogia Logosófica se revela original e de alto valor educacional.

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Biografia do Autor

  • Maurício da Cunha Savino FILÓ, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Doutor em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Possui Mestrado em Direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos - PPGD - UNIPAC (2010), possui Graduação (2004) e Pós-Graduação lato sensu em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (IEC, 2004). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGD/UNESC). Professor da Graduação e Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito da UNESC. Líder do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Políticas Públicas e Acesso à Justiça (Dipjus). Membro do Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito (Nuped). Membro do LADSSC - Laboratório de Direito Sanitário e Saúde Coletiva. Participa da Rede Brasileira de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos (UNESC, UNIRITTER, UNIJUÍ, UFMS, PUC-CAMPINAS, UNIT, UNICAP, CESUPA, UFPA, UCS, FURB, UFOP, UNIRIO, UFRJ E FURG). Participa da Rede de Pesquisa em Republicanismo, Cidadania e Jurisdição - RECIJUR, que congrega: UFSC, UCS e UNESC. Possui experiência na área do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Acesso à Justiça; Educação Jurídica; Formas Adequadas de Resolução de Conflitos; Novas Tecnologias, Processos Estruturais, Agenda 2030. É advogado.

  • Aline Henrique Ferraz dos SANTOS, Faculdade de Direito de Contagem (FDCON)

    Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialização em Mídias em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é graduanda em Direito pela Faculdade de Direito de Contagem e atua como Pedagoga e professora de Língua Portuguesa no município de Contagem/MG.

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Publicado

2025-04-11

Como Citar

Contribuições da Ciência Logosófica para a Educação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 1–22, 2025. DOI: 10.29286/rcnpxz54. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9690. Acesso em: 5 dez. 2025.