Conceitos basilares das teorias de V.V. Davidov

aportes e desafios para a pesquisa e o ensino-aprendizagem da matemática

Autores

DOI:

10.29286/rep.v30ijan/dez.9345

Palavras-chave:

Teoria da Atividade de Estudo. Pensamento Teórico. Educação Matemática. V.V.Davidov.

Resumo

A Teoria da Atividade de Estudo e a do Ensino Desenvolvimental, desenvolvidas por V.V. Davidov, foram se construindo ao longo de mais de 20 anos de investigação, na segunda metade do século XX, com a implantação de um sistema didático em várias repúblicas soviéticas. Essas teorias, inseridas no âmbito da Teoria Histórico-Cultural, envolvem conceitos basilares e pressupostos que precisam ser devidamente compreendidos e apropriados. Assim, este texto, desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e do uso de ferramentas do software Nvivo11, identifica e discute esses conceitos e apresenta possíveis aportes para a pesquisa e para o ensino-aprendizagem da Matemática.

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Biografia do Autor

Marilene Ribeiro RESENDE, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba.

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Publicado

2021-03-18 — Atualizado em 2021-03-22

Versões

Como Citar

RESENDE, M. R. Conceitos basilares das teorias de V.V. Davidov: aportes e desafios para a pesquisa e o ensino-aprendizagem da matemática. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1-22, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.9345. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9345. Acesso em: 21 set. 2021.