CONCEITOS BASILARES DAS TEORIAS DE V.V. DAVIDOV: APORTES E DESAFIOS PARA A PESQUISA E O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
DOI:
10.29286/rep.v30ijan/dez.9345Palavras-chave:
Teoria da Atividade de Estudo, Pensamento Teórico, Ensino-aprendiza- gem da Matemática, V.V.DavidovResumo
A Teoria da Atividade de Estudo e a do Ensino Desenvolvimental, desenvolvidas por V.V. Davidov, foram se construindo ao longo de mais de 20 anos de investigação, na segunda metade do século XX, com a implantação de um sistema didático em várias repúblicas soviéticas. Essas teorias, inseridas no âmbito da Teoria Histórico-Cultural, envolvem conceitos basilares e pressupostos que precisam ser devidamente compreendidos e apropriados. Assim, este texto, desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e do uso de ferramentas do software Nvivo11, identifica e discute esses conceitos e apresenta possíveis aportes para a pesquisa e para o ensino-aprendizagem da Matemática.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 13.415/2017, de 13 de fevereiro de 2017. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm. Acesso em: 15 nov. 2017.
BRASIL. MEC. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf. Acesso em: 15 nov. 2018.
DAVÍDOV, V. V.; MÁRKOVA, A. La concepción de la actividad de estúdio de los escolares. Cuestiones de psicologia, 1981, n. 6, p. 13-26.
DAVIDOV, V. V.; MÁRKOVA, A. O conceito de atividade de estudo dos estudantes. (1981). In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C G. C.; AMORIM, P. A. P. (Org.). Teoria da atividade de estudo: contradições de D. B. Elkoni, V. V. Davidov e V. V. Repkin – Livro 1. Curitiba, PR: CRV, 2019 – Coedição: Uberlândia, MG: EDUFU. (Série Ensino Desenvolvimental, v. 10).
DAVÝDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. Habana: Pueblo y Educación, 1982.
DAVYDOV, V. V. Problemas do ensino desenvolvimental: a experiência da pesquisa teórica e experimental na psicologia. Trad. de José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas. Textos publicados na Revista Soviet Education, August/VOL XXX, N° 8, sob o título “Problems of Developmental Teaching. The Experience of Theoretical and Experimental Psycholgogical Research – Excerpts”, de V.V. Davydov, 1982.
DAVYDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarollo psíquico: investigación psicologia teórica e experimental. Moscú, Editoria Progreso, 1988.
DAVYDOV, V. V. O problema da generalização e do conceito na teoria de Vygotsky. Tradução do italiano por José Carlos Libâneo do texto “Il problema della generalizzazione e del concetto nella teoria di Vygotsky”. Studi di Psicologia dell´Educazione”, vol. 1,2,3. Armando, Roma, 1997. Colaboração na revisão da tradução de Lélis Dias Parreira.
_________. O que é a verdadeira atividade de aprendizagem? Tradução do inglês por Cristina Pereira Furtado do texto “What is real learning activity” de Vasily V. Davydov, para a disciplina Didática e aprendizagem do pensar e do aprender, no Mestrado em Educação da UCG. Revisão da tradução de José Carlos Libâneo e Raquel A. Marra da Madeira Freitas.
_________. Uma nova abordagem para a interpretação da estrutura e do conteúdo da atividade. Este capítulo é a palestra que o Professor Davydov preparou para o IV Congresso da Sociedade Internacional de Pesquisa Cultural e Teoria da Atividade.. Tradução de José Carlos Libâneo a partir do texto: “A new approach to the interpretation of activity structure an content”. In: Hedegard, Mariane e Jensen Uffe Juul. Activity theory and social practice: cultural-historical approaches. Aarhus (Dinamarca), Aarthus University Press, 1999.
DAVIDOV, V. V. Atividade de estudo: situação atual e problemas de pesquisa. (1991) In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C G. C.; AMORIM, P. A. P. (Org.). Teoria da atividade de estudo: contradições de D. B. Elkoni, V. V. Davidov e V. V. Repkin – Livro 1. Curitiba, PR: CRV, 2019 – Coedição: Uberlândia, MG: EDUFU. (Série Ensino Desenvolvimental, v. 10).
DAVIDOV, V. V. Atividade de estudo e aprendizagem desenvolvimental (1996). In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C G. C.; AMORIM, P. A. P. (Org.). Teoria da atividade de estudo: contradições de D. B. Elkoni, V. V. Davidov e V. V. Repkin – Livro 1. Curitiba, PR: CRV, 2019 – Coedição: Uberlândia, MG: EDUFU. (Série Ensino Desenvolvimental, v. 10).
DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.
FREITAS, R. A. M. da M; ROSA, S. V. L. Ensino Desenvolvimental: contribuições à superação do dilema da didática. Educ. Real., Porto Alegre , v. 40, n. 2, p. 613-627, jun. 2015 . Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362015000200613&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 30 set. 2019://dx.doi.org/10.1590/2175-623646133.
FREITAS, R. A. M. M.; LIBANEO, J. C. . Vygotsky, Leontiev, Davydov ? Três gerações e seus aportes para a teoria histórico-cultural. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2006, GOIÂNIA. CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. GOIÂNIA: UCG, 2006. p. 1-10.
GOMES, M. de F. C.; ARAÚJO, D. A. Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método. R. Educ. Públ. Cuiabá, v. 28, n. 68, p. 441-463, mai/ago.2019.
KOPNIN, P. V. A dialética das formas de pensamento. In: KOPNIN, P. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A., 1978, p. 183 – 311.
LONGAREZI, A. M. Prefácio. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C G. C.; AMORIM, P. A. P. (Org.). Teoria da atividade de estudo: contradições de D. B. Elkoni, V. V. Davidov e V. V. Repkin – Livro 1. Curitiba, PR: CRV, 2019 – Coedição: Uberlândia, MG: EDUFU. (Série Ensino Desenvolvimental, v. 10)
PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. A Atividade de Estudo segundo V. V. Repkin: uma abordagem crítica na perspectiva da Teoria da Subjetividade. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, MG, v.25, n.3, p.766-789 | set./dez./2018.
PUENTES, R. V. Uma nova abordagem da teoria da aprendizagem desenvolvimental. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C G. C.; AMORIM, P. A. P. (Org.). Teoria da atividade de estudo: contradições de D. B. Elkoni, V. V. Davidov e V. V. Repkin – Livro 1. Curitiba, PR: CRV, 2019 – Coedição: Uberlândia, MG: EDUFU. (Série Ensino Desenvolvimental, v. 10)
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas II. Moscú: Editorial Pedagógica,1982.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (Psicologia e pedagogia)