A formação do pedagogo no estado do Mato Grosso: um olhar para o ensino da matemática
DOI:

Palavras-chave:
Formação de Professores. Pedagogia. Ensino da Matemática.Resumo
Este artigo apresenta um recorte de pesquisa sobre a formação do pedagogo e o ensino da Matemática. Indaga-se: o professor graduado em Pedagogia, para ensinar a Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, enfrenta que desafios? Para realizar este estudo, utiliza-se o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. Analisa-se a organização dos currículos de cinco cursos de Licenciatura em Pedagogia no Estado de Mato Grosso. O resultado da investigação evidencia que os desafios enfrentados residem na formação do professor e na organização da escola.
Abstract
This article presents a research outline about the formation of the pedagogue and the teaching of Mathematics. It is questioned: the graduated teacher in pedagogy, to teach mathematics in the Initials Years of fundamental teaching, face what challenges? In order to realize this study, it was used the questionnaire, the semistructured interview and the analysis of documents. It is analyzed the organization of curriculae of five courses of licensing in Pedagogy in the state of MatoGrosso. The result of the investigation evidences that the challenges faced reside in the teacher formation and in the school organization.
Keywords: Teachers’ formation. Pedagogy. Mathematics Teaching.
Downloads
Referências
BISSOLLI DA SILVA, C.S. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores Associados, 2006.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994.
BRASIL. Resolução n. 1, de 15 de maio de 2006. Diário Oficial da União, n. 92, Seção 1, p. 11-12, 2006. Disponível em: <http://www.cmconsultoria.com. br/legislaçao/resoluçoes>. Acesso em: 18 jan. 2010.
BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: busca e movimento. Campinas: Papirus, 1996.
CURI, Edda. Formação de professores polivalentes: uma análise do conhecimento para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 2004. 278 f. Tese (Doutorado em Educação
Matemática)– Faculdade de Educação Matemática, Pontifícia Católica de São Paulo, PUC-SP, São Paulo, 2004.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Cortez, 2008.
GATTI, Bernadete A; NUNES, Marina Muniz Rossa; Formação de Professores para o Ensino Fundamental: instituições formadoras e seus currículos. São Paulo: Fundação Carlos Chagas (Relatório final: Pedagogia), 2008.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso; Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. (Coleção Temas Básicos de Educação e Ensino).
MONTALVÃO, E.C; MIZUKAMI, M. G. N; Conhecimentos de futuras professoras das séries iniciais de Ensino Fundamental: Analisando situações concretas de ensino e aprendizagem. In: GRAÇA, Maria da Nicoletti Mizukami; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues (Org.).Formação de professores,
práticas pedagógicas e escola.São Paulo: EduUFSCar, 2002.
PIMENTA. Selma Garrido. Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 1996.
SHEIBE, Leda. Diretrizes Curriculares para o curso de pedagogia: trajetória longa
e inconclusa. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, jan./abr. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo>. Acesso em: 13 set. 2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Cuiabá: UFMT.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO/CUR. Graduação
em Pedagogia – Licenciatura: Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia – Licenciatura. Rondonópolis: UFMT/CUR, 2009.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO- UNEMAT.
Licenciatura Plena em Pedagogia Campus Universitário Jane Vanini em Cáceres. Disponível em: <http://www.unemat.br/faculdade/faed>. Acesso em: 18 jan. 2010.
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ/UNIC. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Cuiabá: UNIC, 2010.
UNIVERSIDADE DE VÁRZEA GRANDE/UNIVAG. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Várzea Grande: UNIVAG, 2007.