A formação do pedagogo no estado do Mato Grosso: um olhar para o ensino da matemática

Autores

  • Simone Marques LIMA sivemar@hotmail.com
  • Ademar de Lima CARVALHO ademarlc@terra.com.br

DOI:

10.29286/rep.v22i48.853

Palavras-chave:

Formação de Professores. Pedagogia. Ensino da Matemática.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de pesquisa sobre a formação do pedagogo e o ensino da Matemática. Indaga-se: o professor graduado em Pedagogia, para ensinar a Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, enfrenta que desafios? Para realizar este estudo, utiliza-se o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. Analisa-se a organização dos currículos de cinco cursos de Licenciatura em Pedagogia no Estado de Mato Grosso. O resultado da investigação evidencia que os desafios enfrentados residem na formação do professor e na organização da escola.

Abstract
This article presents a research outline about the formation of the pedagogue and the teaching of Mathematics. It is questioned: the graduated teacher in pedagogy, to teach mathematics in the Initials Years of fundamental teaching, face what challenges? In order to realize this study, it was used the questionnaire, the semistructured interview and the analysis of documents. It is analyzed the organization of curriculae of five courses of licensing in Pedagogy in the state of MatoGrosso. The result of the investigation evidences that the challenges faced reside in the teacher formation and in the school organization.


Keywords: Teachers’ formation. Pedagogy. Mathematics Teaching.

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Biografia do Autor

Simone Marques LIMA

Graduada em pedagogia. Mestre em educação pela UFMT. Professora da rede pública estadual/MT. Rua Salmen Hanze n. 1339, Jardim Esmeralda, CEP 78705-854: Rondonópolis - MT. Fone (66) 9965-0710

Ademar de Lima CARVALHO

Doutor em Educação/UNESP/Marília. Professor Associado do Depto de EDU e PPGEDU/CUR/UFMT. Linha de pesquisa: Estigma e diferenças na educação – Políticas públicas educacionais e práticas pedagógicas. Endereço: Av. Sebastiana Maria de Jesus, 119, Jardim Pindorama, CEP: 78710-520: Rondonópolis-MT. Fone (66) 9984 5207.

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Publicado

2013-06-10

Como Citar

LIMA, S. M.; CARVALHO, A. de L. A formação do pedagogo no estado do Mato Grosso: um olhar para o ensino da matemática. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 48, p. 165–183, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i48.853. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/853. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências e Matemática