O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Campo Verde-MT: conflitos e confluências

Autores

  • Rose Cléia Ramos SILVA rosecleiaramos@oi.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso http://www.ufmt.br

DOI:

10.29286/rep.v22i48.849

Palavras-chave:

Democratização do Estado e da sociedade civil. Controle Social. Cultura de participação.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa de doutoramento desenvolvida entre os anos de 2007 a 2011, a qual tomou como objeto de estudo o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (Fundo para o desenvolvimento da educação básica) de Campo Verde – MT, visando compreender, em seu funcionamento, quais são as concepções e práticas reveladas pelos conselheiros a respeito de suas funções e da potencialidade do órgão para democratizar as relações entre Estado e sociedade civil. A base teórico-metodológica da pesquisa é pertinente ao materialismo histórico. Os resultados evidenciam a fragilidade do Conselho e limites no controle social exercido. A efetividade do controle social do Conselho estudado está ausente na prática.

 

Abstract

This articlepresents the results ofa doctorate researchdeveloped betweenthe years2007 to 2011, whichtook as itsobject of studythe Board ofMonitoring andSocialControlof FUNDEB (Fund for maintenance and development of basic education) from Campo Verde- MT, to understand,inits operation, what are theconceptions andpractices revealedby the advisers about theirroles andthe potential of theorganization to democratize the relationsbetween the state andthe civil society. Thetheoretical and methodological base of the researchis relevantto historical materialism. The results showthe fragilityof the board and limitationson thesocial control exerted.Theeffectiveness of the social controlof the board studied is absent in practice.

Keywords: Democratization of the state and the civil society. Social Control. Participation culture.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rose Cléia Ramos SILVA, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em educação. Professora Adjunta do Instituto de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Financiamento da Educação Básica. Atua com pesquisas na área de financiamento da rede pública e dos Conselhos na área da educação. Endereço institucional: Av. Fernando Correa da Costa, n. 2.367. CEP: 78.060-900.

Referências

ABICH, Luzia Pereira de Souza. Reformas neoliberais e gestão democrática em Mato Grosso. Cuiabá: EdUFMT, 2008.

ADRIÃO, Theresa; PERONI, Vera (Org.) O Público e o privado na educação: interfaces entre Estado e Sociedade. São Paulo: Xamã, 2005, p.137-153.

BRASIL. Constituição (1934). Constituição de 1934. Disponível em: www. planalto.gov.br. Acesso em: 09 jun. de 2009.

______. Lei n. 9424, de 24 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, na forma prevista no art. 60 do ADCT, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 26 dez. 1996.

______. Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, Disponível em: http:// www.planalto. gov.br.Acesso em: 10 set. 2009.

CALDERÓN, Adolfo Ignácio. Democracia local e participação popular. São Paulo: Cortez, 2000.

GRAMSCI, António. Maquiavel, a política e o Estado moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

______. Os intelectuais e a organização da cultura. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

______. Escritos políticos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004, v. 1.

GRAMSCI, Antonio; BORDIGA, Amadeo. Conselhos de Fábrica. São Paulo: Brasiliense, 1981.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

NOSELLA, Paolo. Compromisso político como horizonte da competência técnica. Educação & Sociedade, São Paulo, n. 14, p. 91-97, 1983.

PERONI, Vera; ADRIÃO, Theresa. Público não-estatal: estratégias para o setor educacional brasileiro. In: ___. O público e o privado na educação: interfaces

entre Estado e sociedade. São Paulo: Xamã, 2005.

______. A relação público/privado e a gestão da educação em tempos de redefinição do papel do Estado. In: ADRIÃO, Theresa; PERONI, Vera (Org.) O

Público e o Privado na Educação: novos elementos para o debate. São Paulo: Xamã, 2008, p.111-127.

SILVA, Rose Cléia; TORRES, Artemis. Conselhos escolares e democracia: lemas e dilemas. Cuiabá: EdUFMT, 2008.

SOUZA, Donaldo Bello de; FARIA, Lia Ciomar Macedo de (Org). Desafios da Educação Municipal. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

SILVA, R. C. R. O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Campo Verde-MT: conflitos e confluências. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 48, p. 81–100, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i48.849. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/849. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação, Poder e Cidadania