Desafios da prática docente: diálogos com a Educação Social

Autores

  • Fábio Santos de ANDRADE fabioandrade@unir.br
    Professor Adjunto do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação (DACIE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEE), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

DOI:

10.29286/rep.v28i68.8397

Palavras-chave:

Educação. Formação de professores. Educação Social. Justiça Social.

Resumo

Pretende-se afirmar a necessidade urgente de mudanças no sistema educacional brasileiro. Mudanças que devem ocorrer no âmbito dos governos, das escolas, das comunidades e das famílias, para, assim, dotar a escola de autonomia e torná-la participativa e democrática. Assim, esse texto, partindo da reflexão sobre a escola atual e sua função formadora de seres humanos reflexivos, críticos e politicamente engajados, traz a Educação Social como aporte teórico-metodológico para a formação de educadores comprometidos com a vida, com o respeito às diversidades, com a educação humanizada e com a luta pela justiça social.

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Biografia do Autor

Fábio Santos de ANDRADE, Professor Adjunto do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação (DACIE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEE), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Educador Social. Professor Adjunto do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação (DACIE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEE), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduado em História e Especialista em Políticas Públicas e Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestre em Ciências Sociais (área de Sociologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pesquisador da área da História Social e Sociologia da Juventude. Líder do Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP). Coordenador do grupo de estudos sobre crianças e adolescentes em situação de risco (DACIE/UNIR). E-mail: fasaan@hotmail.com / fabioandrade@unir.br

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Publicado

2019-05-20

Como Citar

ANDRADE, F. S. de. Desafios da prática docente: diálogos com a Educação Social. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 68, p. 393–401, 2019. DOI: 10.29286/rep.v28i68.8397. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8397. Acesso em: 24 jul. 2024.