Educação básica e gestão da escola pública

Autores

  • Ana Maria FALSARELLA anafalsarella@gmail.com
    Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

DOI:

10.29286/rep.v28i68.8396

Palavras-chave:

Autonomia escolar. Democratização do ensino. Gestão escolar e liderança. Formação continuada.

Resumo

Este texto tem por objetivo discutir a gestão da escola básica pública sobre questões referentes à autonomia, à democratização do ensino e à construção de espaços de formação continuada. Analisa o discurso oficial disseminado pelas políticas educacionais e as contradições observadas quando de sua efetivação. Trata-se de texto explicativo que sistematiza parte dos estudos feitos pela pesquisadora entre 2001 e 2018. Conclui que a competência de liderança inclui o estabelecimento de relações participativas e que a forma centralizadora de implementação de programas educacionais no Brasil bem como a inexistência de integração entre as esferas públicas afeitas à educação são empecilhos ao exercício da gestão.

 

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Biografia do Autor

Ana Maria FALSARELLA, Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Mestrado e Doutorado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade (EHPS) da PUC/SP. Formada em Pedagogia pela USP, com especialização em Psicopedagogia pela Cogeae/Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), E-mail: anafalsarella@gmail.com

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Publicado

2019-05-20

Como Citar

FALSARELLA, A. M. Educação básica e gestão da escola pública. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 68, p. 379–392, 2019. DOI: 10.29286/rep.v28i68.8396. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8396. Acesso em: 24 jul. 2024.