Lugar da pesquisa e da produção Didática em três Programas de Pós-graduação da região Sul

Autores

  • Lília Maria Mendes BERNARDI liliabernardi@yahoo.com.br
    Fundação Educacional de Ituiutaba - FEIT/UEMG Universidade de Uberaba - UNIUBE

DOI:

10.29286/rep.v23i54.790

Palavras-chave:

Pesquisa Didática. Produção Didática. Região Sul.

Resumo

Os resultados apresentados fazem parte de um estudo mais abrangente sobre o lugar da Didática nos Programas de Pós-graduação em Educação do Brasil. Os dados foram coletados numa base de dados e logo minerados com o Programa SQL Server e tratados com Excel. Chega-se a conclusão que pesquisa-se e publica-se muito didáticas sobre a intervenção educativa para transformar o processo de enino-aprendizagem são raras em nosso meio. Conjetura-se que isso pode ajudar a explicar os problemas constatados hoje na formação dos professores e na qualidade de aprendizagem dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lília Maria Mendes BERNARDI, Fundação Educacional de Ituiutaba - FEIT/UEMG Universidade de Uberaba - UNIUBE

Formada em Pedagogia. Especialista em Alfabetizaçõ, Psicopedagogia e Novas Tecnologias. Mestrado em Educação. Trabalha como docente nos cursos de Pedagogia e Educação Física.

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza; DALMAZO, Afonso de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líber Livro Editora, 2005.

_____. Tendências da pesquisa e do conhecimento didático no início dos anos 2000. In: Eggert, E.; Traversini, C.; Peres, E.; Bonin, Iara. Trajetórias e processos de ensinar e de aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: Edipucrs, 2008, p. 487-499.

_____. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Formação Docente. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. Belo Horizonte, v. 01, p. 45-56, ago./dez. 2009.

ANDRÉ, Marli Eliza; DALMAZO, Afonso de; PASSOS, Laurizete F. Avaliação Escolar: desafios e perspectivas. In: Castro, A. D. de; CARVALHO, A. M. P. Ensinar a Ensinar – Didática para a escola Fundamental e Médio. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002, p.177-195.

CAPES. Centro de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/avaliacao/avaliacao-da-pos-graduacao>. Acessado em 10 jul. 2011.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Didática e pedagogia: da teoria de ensino à teoria da formação. In: EGGERT, Edla; (et. al) Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: Edipucrs, 2008, p. 350-371.

GIL, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática e Epistemologia: para além do embate entre a Didática e as Didáticas específicas. In: Veiga, Ilma Passos Alencastro (orgs.). Profissão Docente: Novos sentidos, novas perspectivas. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2010, p. 59-88.

_____. A integração entre didática e epistemologia das disciplinas: uma via para a renovação dos conteúdos da didática. In: DALBEM, Ângela (et al.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2010, p. 82-105.

_____. Didática. 28ª reimpressão. São Paulo: Cortez, 2008.

_____. O campo teórico e profissional da didática hoje: entre Ítaca e o canto das sereias. In: EGGERT, Edla; (et al.) Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: Edipucrs, 2008, p. 234-252.

LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (orgs). Panorama da Didática: Ensino, Prática e Pesquisa. Campinas: Papirus, 2011. 191 p.

_____. Escola e Didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da teoria histórico-cultural. (Mimeo) 2011. p. 1-22.

PIMENTA. Selma Garrido. Epistemologia da prática ressignificando a didática. In: Eggert, Edla; Traversini, Clarice; Peres, Eliane; Bonin, Iara. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: Edipucrs, 2008, p. 602-625.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Por dentro da Didática: um retrato de três pesquisas. In: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: Didática, Formação de professores, Trabalho Docente. (Org. de Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalbenet al.) Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 60-80.

Downloads

Publicado

2014-09-01

Como Citar

BERNARDI, L. M. M. Lugar da pesquisa e da produção Didática em três Programas de Pós-graduação da região Sul. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 54, p. 701–722, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i54.790. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/790. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores