A formação de professores e laicidade no ensino superior

Autores

  • Carlos Roberto Jamil CURY crjcury.bh@terra.com.br
    PUC/MG

DOI:

10.29286/rep.v27i65/1.6581

Palavras-chave:

Laicidade e Educação Superior. Formação de Professores e Laicidade. Legislação e Laicidade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a formação de professores em instituições de ensino superior à luz da laicidade. O ordenamento jurídico do Brasil, por meio de suas leis, normas, finalidades e objetivos da educação, sustenta a laicidade como componente da formação docente em toda e qualquer instituição de ensino superior. Isso não significa nem uma postura antirreligiosa e nem a proibição de que as instituições confessionais possam oferecer sua diferença sem imposição de valores.

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Biografia do Autor

Carlos Roberto Jamil CURY, PUC/MG

Doutorado em Educação: História, Política e Sociedade pela PUC/SP, Pós-doutor pela École des Hauts Études en Sciences Sociales, EHESS, França e pela UFRJ. Professor adjunto da PUC/ MG atuando na Graduação e Pós-Graduação (mestrado e doutorado). Vice-presidente da SBPC. Endereço: Avenida Itaú, n. 505, 2o andar - PPGEducação/PUCMinas, Belo Horizonte/ MG, CEP: 30730-281. Tel.: (31) 34622884. Email: .

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

CURY, C. R. J. A formação de professores e laicidade no ensino superior. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 65/1, p. 311–327, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i65/1.6581. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6581. Acesso em: 2 maio. 2024.