A pedagogia que emerge da luta política do MST

Autores

  • Allene Carvalho LAGE allenelage@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Pernambuco http://www.ufpe.br

DOI:

10.29286/rep.v17i35.503

Palavras-chave:

Movimentos sociais. Pedagogia. MST

Resumo

Partindo de um processo de luta para conquista da terra de um assentamento do MST e da construção de sua territorialidade procuraremos compreender neste artigo, o modo como esta luta contribuiu para a formação de novos sujeitos políticos. A estrutura analítica está ancorada na categoria sociológica fronteiras/ margens e no quadro teórico Sociologia das Ausências de Boaventura de Sousa Santos, que permite visibilizar, com maior riqueza sociológica as experiências de lutas por emancipação social. As nossas conclusões apontam para processos pedagógicos intensos que dão conta da construção de subjetividades rebeldes que transformam quotidianos de exclusão em quotidianos de emancipação.

The pedagogy that emerges of the political fight of MST

Abstract

Leaving of a fight process for conquest of the land of in an establishment of MST and of the construction of its territoriality we will try to understand this paper, the way as this fight contributed to the formation of new political subjects. Working with the bordering sociological categories/edges and the theoretical picture of the Sociology of the Absences of Boaventura de Sousa Santos, that it allows show, with larger sociological wealth the experiences of fights for social emancipation, we intended to create analytical conditions to understand pedagogic processes that give construction of rebellious subjectivities wich transform daily of exclusion in daily of fight and emancipation.

Keywords: Social movements

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allene Carvalho LAGE, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Coordenadora de Extensão do Campus Agreste e Coordenadora do Observatório dos Movimentos Sociais da UFPE. Centro Acadêmico do Agreste. Rodovia BR 104 - Km 62 - Alameda Santa Cruz do Capibaribe (Polo Comercial) Nova Caruaru 55002-970 - Caruaru, PE – Brasil

Referências

ANZALDÚA, Gloria. Borderlands: the new mestiza. San Francisco: Aunt Lute Books, 1987, 203p. ISBN 1-879960-12-5.

BOFF, L. Alimentar nossa mística. In: MST- Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (Org.). Mística - uma necessidade no trabalho popular e organizativo.

São Paulo: MST, 1998, p. 20-46. (Caderno de Formação n. 27).

BOGO, Ademar. O vigor da mística. São Paulo: ANCA/MST, 2002, 189p.

(Caderno de Cultura n. 2).

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem-Terra: escola é mais que escola. Petrópolis: Vozes, 2000, 276p. ISBN 85.326.2297-6.

CASTRO-GOMEZ, Santiago. Ciencias sociales, violencia epistémica y el problema de la “invención del otro”. In: LANDER, Edgardo (Coord.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Colima, México: Centro Nacional e Discos Compactos. Cd Clacso 2000/2001 ISBN 987-1183-24-0.

DESLANDES, Suely Ferreira. et al. (1994), Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 1994, 80 p. ISBN 85-326-1145-1.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Gênese e desenvolvimento do MST. São

Paulo: MST, 1998, 63 p. (Caderno de Formação, n. 30).

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979, 102p.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 22. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, 158p.

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas - RAE, 1995, v. 35, n. 2, mar./abr. p. 57- 63. ISSN 0034-7590.

HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006, 400p. ISBN 85-286-1061-6.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de

Janeiro: DP&A, 1998, 104 p. ISBN 85-7490-336-1.

HOLLOWAY, John. Mudar o mundo sem tomar o poder. São Paulo: Viramundo, 2003, 330p. ISBN 85-87767-11-9.

LAGE, Allene Carvalho. Lutas por Inclusão nas Margens do Atlântico: um

estudo comparado entre as experiências do Movimento dos Sem-Terra/Brasil e da Associação In Loco/Portugal. Volume I – Dissertação de Doutoramento. Orientador: Boaventura de Sousa Santos. Coimbra: Universidade de Coimbra. Faculdade de Economia, programa de Pós-Graduação em Sociologia. 2005.

LAGE, Allene Carvalho. Lutas por Inclusão nas Margens do Atlântico: um

estudo comparado entre as experiências do Movimento dos Sem-Terra/Brasil e da Associação In Loco/Portugal. Volume II – Diários do Trabalho Empírico. Orientador: Boaventura de Sousa Santos. Coimbra: Universidade de Coimbra. Faculdade de Economia, programa de Pós-Graduação em Sociologia. 2005a.

MST. Construindo o caminho. São Paulo: Secretaria Nacional – MST, 2001, 247 p.

PORTO GONÇALVES. Carlos W. A geograficidade do social: uma contribuição para o debate metodológico sobre estudos de conflito e movimento sociais na América Latina. In: SEOANE, José (Org.). Movimientos sociales y conflicto en América Latina. Buenos Aires: Clacso, 2004, p. 261-271. ISBN 950-9231-92-4.

RIBEIRO, António Sousa. A retórica dos limites. Notas sobre o conceito da

fronteira. In: Boaventura de Sousa Santos (Org.). Globalização: Fatalidade ou Utopia?. Porto: Afrontamento, 2001, p.463-488. ISBN 972-36-0569-4.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Descobrimentos e Encobrimentos. Revista

Crítica de Ciências Sociais, 1993, n. 38, dezembro, p. 5-10. ISNN 0254-1106.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Modernidade, identidade e a cultura de fronteira. Revista Crítica de Ciências Sociais. 1993a, n. 38, dezembro, p. 11-37. ISNN 0254-1106.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: Para um novo senso comum: A ciência, o direito e a política na transição paradigmática. v. 1. São Paulo: Cortez, 2000. 415 p. ISBN 85-249-0738.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Entre Próspero e Caliban. In: RAMALHO,

Maria Irene e RIBEIRO, António Sousa (Org.). Entre ser e estar: raízes, percursos e discursos da identidade. Colecção: A sociedade portuguesa perante os desafiosda globalização. Porto: Edições Afrontamento, 2002, p. 23-85. ISBN 972-36-0576-7.

SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: Um discurso sobre as ciências revisitado. Porto: Afrontamento (2003), 775 p. ISBN 972-36-0688-7.

SOUZA, João Francisco. Pedagogia da Revolução. Recife: Bagaço, 2004, 462p. ISBN 85-7409-875-2.

Sítios da Internet:

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM-TERRA. Disponível

em: <http://www.mst.org.br>. Acesso em: 12 jan. 2008.

Data de recebimento: 13/05/2005.

Data de aceite: 29/05/2008.

Downloads

Publicado

2012-09-23

Como Citar

LAGE, A. C. A pedagogia que emerge da luta política do MST. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 487–508, 2012. DOI: 10.29286/rep.v17i35.503. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/503. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação, Poder e Cidadania