A relação família-escola: fronteiras e possibilidades

Autores

  • Fatima Maria Leite CRUZ fatimacruz@yahoo.com
    UFPE, Centro de Educação, Professora do Mestrado em Psicologia, Pesquisadora do LABINT- Laboratório de Interação Humana - UFPE. http://www.ufpe.br
  • Maria de Fátima de Souza SANTOS mfs@uol.com.br
    UFPE, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. http://www.ufpe.br

DOI:

10.29286/rep.v17i35.500

Palavras-chave:

Escola. Família. Interação.

Resumo

O artigo aborda a problemática da relação família-escola na contemporaneidade, analisando os vários fatores de ambigüidade e de fragilidade segundo a perspectiva psicossocial, que serviu de ancoragem teórico-metodológica às pesquisas que embasaram as investigações e proposições lançadas. É apresentado o cenário social das mudanças que alicerçam a relação, tanto na ordem econômica quanto nos valores que a circundam; faz-se uma retrospectiva histórica das duas instituições educativas; e em seguida, uma abordagem sobre alguns dos principais aspectos que provocam impasses e limites na relação, assim como são lançadas possibilidades de superação.

Family-school relationship: limitations and possibilities

Abstract

This study focuses on the current problem faced in the family-school relationship. Various factors related to ambiguity and to fragilities were analyzed from the psychosocial perspective in which the research was in theory and in method established, and on which the investigations and the proposals were based. The economical changes and the changes on the basic values of the very elementary relationship are presented inserted into a social scenario. A historical background from the two educational institutions is presented, followed by a projection about some of the most important aspects which introduce issues and limitations into the relationship, and make motivational proposals.

Keywords: School. Family. Interaction.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fatima Maria Leite CRUZ, UFPE, Centro de Educação, Professora do Mestrado em Psicologia, Pesquisadora do LABINT- Laboratório de Interação Humana - UFPE.

UFPE, Centro de Educação, Professora do Mestrado
em Psicologia, Pesquisadora do LABINT- Laboratório de Interação Humana - UFPE. Endereço profissional:
Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife-PE, Brasil. CEP: 50670-901

Maria de Fátima de Souza SANTOS, UFPE, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

Psicóloga, Doutora em Psicologia, Profa. Adjunto da UFPE, Centro de Filosofia e Ciências Humanas,
Professora do Mestrado em Psicologia, Pesquisadora do LABINT- Laboratório de Interação Humana - UFPE.
Endereço profissional: Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife-PE, Brasil, CEP: 50

Referências

ARIÈS, Phillip. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

LINS, Carla; SANTIAGO, Eliete. A escola e a escolarização na representação dos pais de alunos. Encontro Endipe. Anais... 2000.

LORDELO, Eulina da R. Contexto e Desenvolvimento Humano: Quadro

Conceitual. In: Lordelo, Eulina e outras (Orgs). Infância Brasileira e Contextos de Desenvolvimento. Salvador: Casa do Psicólogo/EDUFBA, 2002.

NEDER, Gizlene. Ajustando o foco das lentes: um novo olhar sobre a organização das famílias no Brasil. In S. M. Kaloustian (Org.). Família brasileira: a base de tudo. São Paulo: Cortez, 2002. p. 26-46.

SARTI, C. A. A família como espelho. Um estudo moral dos pobres. São Paulo: Cortez, 2003.

Data de recebimento: 02/09/2008.

Data de aceite: 08/09/2008.

Downloads

Publicado

2012-09-23

Como Citar

CRUZ, F. M. L.; SANTOS, M. de F. de S. A relação família-escola: fronteiras e possibilidades. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 443–454, 2012. DOI: 10.29286/rep.v17i35.500. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/500. Acesso em: 2 maio. 2024.