A pedagogia cultural da infância indígena Guarani e Kaiowá

Autores

  • João Carlos GOMES joaoguato@unir.br
    Universidade Federal de Rondônia.
  • Adir Casaro NASCIMENTO adir@ucdb.br
    Universidade Católica Dom Bosco (PPGE/UCDB).

DOI:

10.29286/rep.v26i62/1.4998

Palavras-chave:

Infância. Indígena. Pedagogia.

Resumo

O presente estudo traz um olhar pesquisador voltado para a compreensão da infância indígena, com base na cosmologia e espiritualidade Kaiowá e Guarani. Trata-se de um olhar que remete aos estudos e pesquisas realizados pelos intelectuais indígenas voltados para territorialidade, processos próprios de ensino-aprendizagem e educação escolar diferenciada praticada pelos Guarani e Kaiowá, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – mestrado e doutorado, no contexto do núcleo do Observatório de Educação Indígena (OBEDUC), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Palavras-Chave: Infância. Indígena. Pedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos GOMES, Universidade Federal de Rondônia.

Professor e pesquisador da Universidade Federal de Rondônia. Pós-doutorando pelo Programa de PósGraduação em Educação (PPGE) – Mestrado e Doutorado – Linha de Pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena. Desenvolve pesquisa voltada para a infância indígena, no contexto do Observatório de Educação Indígena (OBEDUC) e da Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande/MS. Rua Rio Amazonas, 351 - Jardim dos Migrantes, Ji-Paraná – RO. CEP: 76900-726. Tel.: (69) 981201684. Email: .

Adir Casaro NASCIMENTO, Universidade Católica Dom Bosco (PPGE/UCDB).

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Mestrado e Doutorado - Linha de Pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena da Universidade Católica Dom Bosco (PPGE/UCDB).  Coordenadora do Observatório de Educação (OBEDUC) – Núcleo UCDB -  Campo Grande/MS. Av. Tamandaré, 6000 - Jardim Seminário - Prédio da Biblioteca, Campo Grande.MS. CEP: 79117900. Tel.: (67) 33123597. Email: <adir@ucdb.br>.

Referências

AQUINO, Elda Vasques. Educação escolar indígena e os processos próprios de aprendizagens: espaços de inter-relação de conhecimentos na infância Guarani/ Kaiowá, antes da escola, na Comunidade Indígena de Amambai, Amambai, MS. 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2012.

ARROYO, Miguel. Imagens quebradas: trajetórias dos tempos de alunos e mestres. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

BENITES, Eliel. Oguata pyahu (uma nova caminhada) no processo de desconstrução e construção da educação escolar indígena da reserva indígena te’ýikue. 2014. 130 f. Dissertação. (Mestrado em Educação)- Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2014.

COHN, Clarice. Crescendo como um Xikrin: uma análise da infância e do desenvolvimento infantil entre os Kayapó-Xikrin do Bacajá. Revista de Antropologia, São Paulo, USP, v. 43, n. 2, p. 195-222, 2000.

______. Antropologia da Criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido/ Paulo Freire. Notas de Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GAUTHIER, Jacques. O oco do vento: metodologia da pesquisa sociopoética e estudos transculturais. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2012.

KLEIN, Carin; DAMICO, José. O uso da etnografia pós-moderna para investigação de políticas públicas de inclusão social. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (Org.). Metodologia de pesquisa póscrítica em educação. 2. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014.

LESCANO, Claudemiro Pereira. Saberes e educação Guarani Kaiowá: Tavyterã Reko Mbo’e In: MARKUS, Cledes; ALTMAN, Lori; GIERUS, Renate. Saberes e Espiritualidades Indígenas. (Org.). São Leopoldo: Editora Oikos, 2014.

MEYER, Dagmar Estermann; PARAISO, Marlucy Alves (Org.). Metodologia de Pesquisa Pós-Crítica em educação. 2. ed. Belo Horizonte: Edições Mazza, 2014.

SOUZA, Teodora de. Educação Escolar Indígena e as políticas públicas no município de Dourados/MS (2001-2010). 2013. 215 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2013.

Downloads

Publicado

2017-05-01

Como Citar

GOMES, J. C.; NASCIMENTO, A. C. A pedagogia cultural da infância indígena Guarani e Kaiowá. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 62/1, p. 335–354, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i62/1.4998. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4998. Acesso em: 5 nov. 2024.