O Projeto Político Pedagógico: Concepções e Práticas

Autores

  • Ademar de Lima CARVALHO ademarlc@terra.com.br
    Universidade FEderal de Mato Grosso Campus Rondonópolis-MT http://www.ufmt.br

DOI:

10.29286/rep.v17i35.497

Palavras-chave:

Gestão democrática. Autonomia. Prática pedagógica. Processo de formação.

Resumo

Este artigo trata da questão da gestão na escola. Tem por objetivo compreender que importância que o diretor e o coordenador atribuem ao projeto político pedagógico no processo de organização da estrutura administrativa e pedagógica da escola. O ponto de partida da reflexão recai sobre a problemática da organização do trabalho pedagógico consubstanciado na experiência de gestão e coordenação no cotidiano da escola. Parte da compreensão de que é a prática que constrói a educação, o modo de ser da gestão, da coordenação pedagógica, bem como de toda manifestação da existência humana. Neste sentido, entende que o projeto político-pedagógico se configura como eixo norteador para a ação educativa, tendo em vista que é nele que as finalidades políticas mais amplas da escola são traçadas.

 

Political-Pedagogical Project: conception and practice

Abstract

This paper deals with school management. Its purpose is to understand the importance a director and a coordinator attribute to the political-pedagogical project during the process of organizing the administrative and pedagogical structure of a school. The starting point of this reflection lies on the problem regarding the organization of the pedagogical work consubstantiated with management experience and coordination in the school everyday life. I start from the comprehension that practice builds up education, the way management and pedagogical coordination should be, as well as every and each manifestation of the human existence. Thus, it shows that the political-pedagogical project is a starting point to the educational action which takes into account that through it the broadest political aims are mapped out. Keywords: Democratic management. Autonomy. Ppedagogical practice. Formation process.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademar de Lima CARVALHO, Universidade FEderal de Mato Grosso Campus Rondonópolis-MT

Professor do Departamento de Educação do campus Universitário de Rondonópolis/MT e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT; Doutor em Educação pela UNESP/Marília e Mestre em Educação Pública pela UFMT.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo. Cortez, 2003.

ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. Campinas, Papirus, 1995.

ANTUNES, Ângela. Aceita um conselho? Como organizar o Colegiado escolar. São Paulo. Cortez. 2002.

CARVALHO, Ademar de Lima. O administrativo pelo pedagógico. In: Cesur em revista. Rondonópolis, v. 2, n. 3, jul./dez. 2002. p. 99-116.

_________. Os caminhos perversos da educação: a luta pela apropriação do conhecimento no cotidiano da sala de aula. Cuiabá: EdUFMT, 2005.

_________. A formação centrada na escola: a ponte edificadora do projeto político pedagógico. In: Profissionais da educação: políticas, formação e pesquisa.

ANPED Centro-Oeste 2006. Anais... Cuiabá. EdUMT. 2006. p. 179-191.

FREIRE, Paulo. Política e educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

_____. A educação na cidade. São Paulo: Cortez. 1991.

GARCIA, Olgair Gomes. Uma entrevista sobre avaliação no processo de ensino e aprendizagem com a professora Bernardete Gatti. Revista de educação AEC, ano

, jan./mar. 2007 n. 142, p.7-17.

PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez. 2001.

PUIG, Fosep M. et al. Democracia e participação escolar: propostas de atividades. São Paulo. Moderna: 2000.

SAVIANI, Dermeval. A nova Lei de educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados. 1996.

SEVERINO, J. Antônio. O projeto político pedagógico: uma saída para escola. In: Revista de Educação AEC, v. 27. n. 107, abr./jun. 1992. p. 81-90.

SILVA JR. Supervisão, currículo e avaliação. In: Supervisão educacional para uma escola de qualidade. São Paulo: Cortez, 1999, p. 223-233.

______. RANGEL, Mary (Org.), Nove olhares sobre a supervisão. Campinas: Papirus, 1997.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.

VEIGA, I. P. A. (Org), Projeto político pedagógico: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.

_______. Educação básica: projeto político pedagógico. Educação superior: projeto político pedagógico. Campinas: Papirus, 2004.

Data de recebimento: 12/03/2008

Data de aceite: 12/05/2008

Downloads

Publicado

2012-09-22

Como Citar

CARVALHO, A. de L. O Projeto Político Pedagógico: Concepções e Práticas. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 421–439, 2012. DOI: 10.29286/rep.v17i35.497. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/497. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores