A presença dos jogos de papéis na Educação Infantil
DOI:
10.29286/rep.v28i67.4170Palavras-chave:
Educação Infantil. Jogos protagonizados. Psicologia Histórico-CulturalResumo
Investiga-se se os jogos protagonizados ocorrem na Educação Infantil, pesquisando-se o Estado do Conhecimento, e apresenta-se um Estudo de Caso, referente a uma escola municipal, organizado em duas etapas: uma documental, envolvendo a análise do Projeto Pedagógico, e a outra envolvendo observação e anotações em caderno de campo das atividades lúdicas de crianças de 5 a 6 anos, durante 14 horas. Constatou-se que a Educação Infantil não resolveu o falso dilema entre escolarizar e brincar, e não propicia tempo e espaço para jogos protagonizados. Conclusivamente, ressalta-se a importância de que a escola possibilite tais jogos, os quais são fundamentais para o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo.
Palavras-chave: Educação Infantil. Jogos protagonizados. Psicologia Histórico-Cultural.
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