A presença dos jogos de papéis na Educação Infantil

Autores

  • Maria Lidia Sica Szymanski szymanski_@hotmail.com
    UNIOESTE - Campus Cascavel - PR
  • Lisiane Gruhn Colussi lisianegcolussi@gmail.com
    UNIOESTE - Campus Cascavel - PR

DOI:

10.29286/rep.v28i67.4170

Palavras-chave:

Educação Infantil. Jogos protagonizados. Psicologia Histórico-Cultural

Resumo

Investiga-se se os jogos protagonizados ocorrem na Educação Infantil, pesquisando-se o Estado do Conhecimento, e apresenta-se um Estudo de Caso, referente a uma escola municipal, organizado em duas etapas: uma documental, envolvendo a análise do Projeto Pedagógico, e a outra envolvendo observação e anotações em caderno de campo das atividades lúdicas de crianças de 5 a 6 anos, durante 14 horas. Constatou-se que a Educação Infantil não resolveu o falso dilema entre escolarizar e brincar, e não propicia tempo e espaço para jogos protagonizados. Conclusivamente, ressalta-se a importância de que a escola possibilite tais jogos, os quais são fundamentais para o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo.

Palavras-chave: Educação Infantil. Jogos protagonizados. Psicologia Histórico-Cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lidia Sica Szymanski, UNIOESTE - Campus Cascavel - PR

Mestre e Doutora em Psicologia (USP). Docente do Mestrado em Educação (UNIOESTE). Líder do GPAAD - Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Ação Docente.

Lisiane Gruhn Colussi, UNIOESTE - Campus Cascavel - PR

Mestre em Educação (UNIOESTE). Membro do GPAAD - Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Ação Docente.

Referências

AGUIAR, W. M. J. A pesquisa em psicologia sócio-histórica: contribuiçõespara o debate metodológico. In: BOCK, A. M. B.; GONÇALVES, M. G. M.; FURTADO, O. (Org.). Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. São Paulo: Cortez, 2001.

ÁLVARES, L. O. O brinquedo em instituições públicas de Educação

Infantil: os significados atribuídos por pais e professoras. 2011. 148

f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás,

Goiânia. Disponível em:<http://tede.biblioteca.ucg.br/tde_busca/arquivo.

php?codArquivo=1026>. Acesso em: 15 out. 2015.

AMBRA, K. Preparando-se para o futuro: as regras elaboradas por crianças de 6 anos durante a brincadeira de faz-de-conta.2005. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Disponível em:

<http://www.pucsp.br/~pedpos/resumo/ rautor.htm?r05_001>. Acesso em: 12 out. 2015.

ARAÚJO, V. C. de. A brincadeira na instituição de Educação Infantil em

tempo integral: o que dizem as crianças? 2008. 138f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais. Disponível em:

www.ufjf.br/ppge/files/2010/07/Dissertacao_Viviam.pdf>. Acesso em: 23

nov. 2015.

AZEVEDO, J. I. A. C. de. A criança e o brincar: um estudo sobre as

concepções das educadoras infantis. 2006. 119f. Dissertação (Mestrado) -

Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina. Disponível em:

proxy.furb.br/tede/tde_busca/arquivo.php? codArquivo=200>. Acesso em: 15 out. 2015.

BATISTA, E. L.; LIMA, M. R. A pedagogia histórico-crítica como teoria pedagógica transformadora: da consciência filosófica à prática. In: MARSIGLIA, A. C. G.; BATISTA, E. L. (Org.). Pedagogia histórico-crítica: desafios e perspectivas para uma educação transformadora. Campinas: Autores Associados, 2012. p. 01-36.

DAVIDOV, V; SHUARE M. (Org.). La psicologia evolutiva y pedagógica

en La URSS (antologia). Moscou: Progresso, 1987.

ELKONIN, D. B. Psicologia do jogo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

______. Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico en la infancia. In: DAVÍDOV, Vasili; SHUARE, Marta. La psicologiaevolutivay

pedagogica em La URSS.URSS. Editorial Progreso, 1987. p. 104-124.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

LEAL, L. L. L. O brincar da criança pré-escolar: estudo de caso em uma escola municipal de Educação Infantil. 2003. 227 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo. Disponível em: <http://www.bdtd.ufscar.

br/htdocs/tedeSimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=287>.

Acesso em: 30 dez. 2016.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros

Horizontes, 1978.

______. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VIGOSTKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: 2014. p. 119-142.

LURIA, A. R. Curso de psicologia geral: sensações e percepção; psicologia dos processos cognitivos. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991, v. II.

MARTINS, C. A. A participação de crianças e professora na constituição

da brincadeira na Educação Infantil. 2009. 283 f. Tese (Doutorado) -

Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. Disponível em:<http://www.teses.

ufc.br/tde_busca/arquivo.php? codArquivo =3042>. Acesso em: 12 out 2015.

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar:

contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia históricocrítica. São Paulo: Autores associados, 2013.

MOCHIUTTI, S. Educação Infantil e cultura lúdica: um olhar sobre a

prática pedagógica das professoras da Escola de Aplicação da UFPA.2007.

f. Universidade Federal do Pará, Belém. Dissertação (Mestrado) -

Disponível em: <http://www.ppged.belemvirtual.com.br/ arquivos/File/

dissertacoes2007/Solange_Mochiutti.pdf>. Acesso em: 15 out. 2015.

OLIVEIRA, Z. de M. de R. Jogo de papéis: um olhar para as brincadeiras

infantis. São Paulo: Cortez, 2011.

PRESTES, Z. R. Quando não é quase a mesma coisa: uma análise de

traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil, repercussões no campo

educacional. 295 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VIGOTSKI, L. S. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Tradução de Zoia Prestes. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, 8, 23-36. (Original Work Published in 1933), jun. 2008. Disponível em :<https://isabeladominici.files.wordpress. com/2014/07/revista-educinfant-indic-zoia.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2017.

______. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico, livro para

professores. Tradução de Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

ROSSLER, J. H. O papel da brincadeira de papéis sociais no desenvolvimento do psiquismo humano. In: ARCE, A.; DUARTE, N. (Org.). Brincadeira depapéis sociais na educação infantil: as contribuições de Vigotski, Leontiev e Elkonin. São Paulo: Xamã, 2006.

SOUZA, R. A. de. Um estudo sobre o processo de singularização de crianças através do jogo protagonizado. 2010. 120 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. Disponível em: <http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4616>. Acesso em: 12 out. 2014.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

SZYMANSKI, M. L. S.; COLUSSI, L. G. A presença dos jogos de papéis na Educação Infantil. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 67, p. 41–61, 2018. DOI: 10.29286/rep.v28i67.4170. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4170. Acesso em: 5 nov. 2024.