Formação continuada em Educação Ambiental: uma proposta em movimento

Autores

  • Raquel Fabiane Mafra Orsi mafraorsi@yahoo.com.br
    Agência do Desenvolvimento Regional de Itajaí
  • Antonio Fernando Silveira Guerra afguerraea@gmail.com
    Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

10.29286/rep.v28i67.4159

Palavras-chave:

Experiência vivida, Educação Ambiental, Formação Continuada.

Resumo

O artigo apresenta um estudo desenvolvido a partir da experiência vivida nas formações continuadas de professores da Gerência de Educação de Itajaí-SC. O objetivo foi refletir sobre os elementos essenciais na formação continuada que ampliem a inserção da educação ambiental na escola. Utilizaram-se entrevistas reflexivas com nove professores, o que possibilitou a construção da proposta da mandala, a qual nos remete ao movimento da formação do educador que valoriza o ser, o sentir e o agir, o olhar para suas potencialidades realizadas no seu mundo vivido, dialogando sobre suas práticas educativas e sociais.

Palavras-chave: Experiência vivida. Educação Ambiental. Formação Continuada.

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Biografia do Autor

Raquel Fabiane Mafra Orsi, Agência do Desenvolvimento Regional de Itajaí

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí. Integrante grupo de Pesquisa Educação, Estudos, Ambientais e Sociedade (GEEAS). Técnica na Gerência de Educação, na Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí/SC

 

Antonio Fernando Silveira Guerra, Universidade do Vale do Itajaí

Pós-Doutor em Educação Ambiental, Doutor em Engenharia de Produção - Mídia e Conhecimento; Mestre em Educação, Prof. do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

MAFRA ORSI, R. F.; GUERRA, A. F. S. Formação continuada em Educação Ambiental: uma proposta em movimento. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 67, p. 127–148, 2018. DOI: 10.29286/rep.v28i67.4159. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4159. Acesso em: 5 nov. 2024.