Avaliação da saturação de questões abertas utilizando simulação Monte Carlo. Open questions saturation evaluation by using Monte Carlo simulation

Autores

  • Carlo Ralph De Musis carlo.demusis@gmail.com
    Univerisdade Federal de Mato Grosso http://www.ufmt.br
  • Sumaya Persona de Carvalho spersona@terra.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso http://www.ufmt.br
  • Naiara dos Santos Nienow naiara.nienow@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso http://www.ufmt.br

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v18i38.394


Palavras-chave:

Saturação. Pesquisa Qualitativa. Monte Carlo.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi propor uma metodologia para avaliar o grau de saturação de uma amostra relacionada a dados obtidos, junto à questões abertas baseadas em evocações por simulações Monte Carlo e regressão não linear. O estudo de caso apresentado correspondeu às evocações dadas no primeiro semestre de 2009, por 95 professores do ensino fundamental da rede municipal de Cuiabá, Mato Grosso, para a questão “Quais são as cinco primeiras palavras que lhe vêm à cabeça quando lhe falo educação tradicional?”, obtendo o início da saturação para 18 indivíduos e ponto de referência prático em 48 indivíduos.

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Biografia do Autor

  • Carlo Ralph De Musis, Univerisdade Federal de Mato Grosso
    Doutor em Educação
  • Naiara dos Santos Nienow, Universidade Federal de Mato Grosso
    Doutoranda em Educação

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Recebimento em: 31/07/2009.

Aceite em: 20/09/2009.

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Publicado

2012-09-03

Como Citar

Avaliação da saturação de questões abertas utilizando simulação Monte Carlo. Open questions saturation evaluation by using Monte Carlo simulation. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 18, n. 38, p. 505–515, 2012. DOI: 10.29286/rep.v18i38.394. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/394. Acesso em: 5 dez. 2025.