Avaliação da saturação de questões abertas utilizando simulação Monte Carlo. Open questions saturation evaluation by using Monte Carlo simulation
DOI:
10.29286/rep.v18i38.394Palavras-chave:
Saturação. Pesquisa Qualitativa. Monte Carlo.Resumo
O objetivo deste trabalho foi propor uma metodologia para avaliar o grau de saturação de uma amostra relacionada a dados obtidos, junto à questões abertas baseadas em evocações por simulações Monte Carlo e regressão não linear. O estudo de caso apresentado correspondeu às evocações dadas no primeiro semestre de 2009, por 95 professores do ensino fundamental da rede municipal de Cuiabá, Mato Grosso, para a questão “Quais são as cinco primeiras palavras que lhe vêm à cabeça quando lhe falo educação tradicional?”, obtendo o início da saturação para 18 indivíduos e ponto de referência prático em 48 indivíduos.Downloads
Referências
ABRIC, J.C. Pratiques sociales et représentations. Paris: Presses Universitaires de France, 1994.
ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. 352 p.
BENTO GUTH, F. Representações Sociais de licenciandos em Ciências Biológicas e Educação Física da UFMT, sobre o futuro do trabalho docente: um estudo sobre razões para ser professor, atividades docentes atuais e futuras, e do que dependerá o trabalho do professor. 2008. 326 f. Dissertação (Mestrado
em Educação)- Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2008.
COCHRAN, W.G. Técnicas de Amostragem (Tradução). Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1965, 555 p.
CARVALHO, J. O. O Trabalho Docente a partir de um Exercício Prospectivo Realizado na Interlocução entre Dois Grupos de Alunos das Licenciaturas na Universidade Federal de Mato Grosso: Um Estudo de Representações Sociais. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal de Mato
Grosso, Cuiabá, 2008.
DI GIACOMO, J. P. Aspects méthodologiques de l’analyse des représentations sociales. Cahiers de Psychologie Cognitive, 1981, 1 (1), p. 397- 422.
FREUD, S. Breves Escritos. Rio de Janeiro: Editora IMAGO. Edição Eletrônica Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud v. 2.0, v. XVIII, 1970.
_____. Análise terminável e interminável. Rio de Janeiro: Editora IMAGO, Edição Eletrônica Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud v. 2.0, Vol. XXIII, 1970.
GLASER, B. G.; STRAUSS, A. L. The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. New York: Aldine de Gruyter, 1980.
KANT, I. Sobre a pedagogia. Trad. Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Unimep, 1996. 107 p.
______. Crítica da faculdade do juízo. Trad. Valério Rohden e Antonio Marques. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002. 381 p.
______. Ética. Apud: Caygill, H, Dicionário Kant. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000, p. 46.
LIMA, M. S. Atividades Docentes: Do que depende hoje e Amanhã, segundo representações Sociais de Alunos dos Cursos de Licenciatura da Universidade federal de Mato Grosso. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade
Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2008.
MANLY, B. F. J. Randomization, Bootstrap and Monte Carlo Methods in Biology. 3. edição. Boca Raton, Flórida. Estados Unidos da America. Chapman & Hall / CRC Press. 2007. 455 p.
MANLY, B. F. J. Randomization, Bootstrap and Monte Carlo Methods in Biology. 3. ed. Flórida: Chapman & Hall/CRC Press, 2007. 455 p.
SANTANA, A. S. - Trabalho docente nos tempos atuais: representações sociais de alunos das licenciaturas em Ciências Exatas do campus cuiabano da UFMT. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2008.
SCHULTZ, D. P.; SCHULTZ, S. E. História da Psicologia Moderna. São Paulo: Cultrix, 1992.
VERGÈS. P. L’Evocation de l’argent: une méthode pour la définition du noyal nouyau ? central d’une représentation. Bulletin de Psychologie, N⁰ nº special: nouveles maiúscula ? Vouis conferir grafia en Psychologie Sociale, 1992, 45(405),
XLV, 203-209.
SILVA, B. L. Representações sociais de acadêmicos em Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá, sobre mudanças na educação. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal de Mato
Grosso, Cuiabá, 2009.
SOUZA, E. D. Ser ou Não Ser Professor: Representações Sociais dos Alunos de Licenciaturas da UFMT, campus Cuiabá. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2008.
Recebimento em: 31/07/2009.
Aceite em: 20/09/2009.