Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v21i45.337


Palavras-chave:

Evolução Biológica. Ensino Médio. Ensino de Ciências. Interesses dos Estudantes.

Resumo

Apresentamos neste artigo a relação dos alunos de escolas públicas de Tangará da Serra-MT com as aulas de ciências e suas atitudes frente à teoria da evolução biológica. Em 2007, inquiriram-se 294 estudantes por meio de um questionário desenvolvido internacionalmente (Projeto ROSE) e analisado com auxílio do SPSS 15.0. O estudo revelou que os jovens, na faixa dos 15 anos e de ambos os sexos, reconhecem a importância da Ciência; contudo, têm desinteresse em exercê-la profissionalmente. Aceitam tópicos de evolução biológica que sustentam tal teoria; porém, demonstram sentimentos de rejeição quanto à origem da Terra e do ser humano.

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Biografia do Autor

  • Graciela da Silva Oliveira, Univerisdade Federal de Mato Grosso Cuiabá-MT
    Mestrado em Educação, linha de pesquisa - Ensino de Ciências e Matemática - pela Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências/Departamento de Biologia e Zoologia/Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Instituto de Biociências, Universidade Federal de Mato Grosso.
  • Luiz Caldeira Luiz Caldeira Brant Tolentino-Neto, UFSM/RS
    Professor Doutor da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS. Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação. E-mail: <caldeira@gmail.com>. Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. E-mail: <lcaldeira@smail.ufsm.br>
  • Nelio Bizzo, Universidade de São Paulo
    Doutor (Livre Docente). Endereço profissional: Av. da Universidade, 308, Bloco A, São Paulo, CEP: 05508-040. Vínculo: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo – USP.

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Publicado

2012-06-30

Edição

Seção

Educação em Ciências e Matemática

Como Citar

Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 45, p. 147–167, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i45.337. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/337. Acesso em: 5 dez. 2025.