O vir a ser professor/pesquisador da educação superior: o caso dos egressos PIBIC/CNPq/UNEB

Autores

  • Regina Celi Machado Pires silva.dioneia@gmail.com
    Departamento Ciências Humanas, Campus I, UNEB http://www.uneb.br/

DOI:

10.29286/rep.v21i45.333

Palavras-chave:

Educação superior. Professor. Pesquisador.

Resumo

O trabalho é parte de uma tese de doutorado (PIRES, 2008), que teve como objetivo conhecer, analisar e explicar as contradições, harmonias, correspondências e diferenças existentes entre a formação inicial do professor pesquisador universitário, realizada pelo Programa PIBIC/CNPq/UNEB e a prática profissional de seus egressos. São apresentados os resultados de oito entrevistas com esses egressos, selecionados intencionalmente, por sua condição de professor da Educação Superior e realizando pesquisa. As categorias empíricas que emergem dessas falas foram mediadas pela teoria do materialismo histórico-dialético e estudos sobre a Educação Superior, permitindo a compreensão do movimento desse nível de ensino, no período analisado. Palavras-chave: Formação professor-pesquisador

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Celi Machado Pires, Departamento Ciências Humanas, Campus I, UNEB

Professor adjunto Departamento Ciências Humanas, Campus I, UNEB; Doutora em Educação, UFRGS; ex-bolsista PQI/CAPES-UNEB; mestre em Educação, UFBA; graduada em Administração, UCSAL; líder grupo de pesquisa - Acompanhamento e Avaliação de Políticas Públicas; coordenadora de pesquisa sobre formação e prática do Administrador. Rua Silveira Martins, 2555, Cabula. Salvador-BA.

Downloads

Publicado

2012-06-26

Como Citar

PIRES, R. C. M. O vir a ser professor/pesquisador da educação superior: o caso dos egressos PIBIC/CNPq/UNEB. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 45, p. 67–84, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i45.333. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/333. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação, Poder e Cidadania