Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência

Autores

  • Ana Paula de FREITAS freitas.apde@gmail.com
    Universidade São Francisco
  • Maria Inês Bacellar MONTEIRO monteirobim@gmail.com
    Universidade Metodista de Piracicaba
  • Evani Andreatta Amaral CAMARGO evaniamaral@gmail.com
    Centro Universitário Moura Lacerda

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v26i61.3178


Palavras-chave:

Formação Docente. Relações de Ensino. Educação Inclusiva. Pesquisa Colaborativa.

Resumo

Neste texto tem-se como objetivo identificar as dificuldades para lidar com alunos com deficiência, reveladas pelos professores, bem como analisar suas ações e reflexões sobre práticas pedagógicas. Toma-se como referência teórica e metodológica os pressupostos da perspectiva histórico-cultural. Baseando-se na pesquisa colaborativa, foram realizadas reuniões com docentes de uma escola pública. Nas análises, identificou-se duas unidades de análise: ações e reflexões dos professores e pesquisadores para ensinar alunos com deficiência e dificuldades reveladas pelos professores em suas práticas pedagógicas. Os resultados mostram o papel fundamental da reflexão de professores e pesquisadores sobre as ações pedagógicas para o ensino de alunos com deficiência.

Palavras-Chave: Formação Docente. Educação Inclusiva. Pesquisa Colaborativa. Alunos com Deficiência.

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Biografia do Autor

  • Ana Paula de FREITAS, Universidade São Francisco
    Doutora em Educação, Docente do PPGE Strictu Sensu da Universidade São Francisco.
  • Maria Inês Bacellar MONTEIRO, Universidade Metodista de Piracicaba
    Doutora em Psicologia, Docente do PPGE da Universidade Metodista de Piracicaba
  • Evani Andreatta Amaral CAMARGO, Centro Universitário Moura Lacerda
    Doutora em Educação, Docente do Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda

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Publicado

2017-01-01

Como Citar

Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 61, p. 57–76, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i61.3178. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3178. Acesso em: 24 mar. 2025.