A educação básica e os desafios nas questões relacionadas com a diversidade cultural e suas práticas curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v20i43.308


Palavras-chave:

Currículo. Cultura. Estudos culturais.

Resumo

Exercendo influência cada vez maior nas análises da escolarização, os Estudos Culturais questionam o sujeito que o projeto hegemônico está formando, tendo em vista a sociedade multicultural e democrática. Diante da constatação do choque de culturas no interior de uma escola de Ensino Fundamental, recorremos a uma bricolagem de métodos de pesquisa para identificar e interpretar eventuais zonas de atrito. A análise da dinâmica curricular, por meio de um conhecimento mais profundo das lutas por significação que ela oculta ou explicita, permite sugerir caminhos alternativos para selecionar conhecimentos que ocuparão o tempo escolar, bem como reorganizar a prática pedagógica.

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Biografia do Autor

  • Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo - USP
    Pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2012-06-17

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores

Como Citar

A educação básica e os desafios nas questões relacionadas com a diversidade cultural e suas práticas curriculares. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 20, n. 43, p. 323–342, 2012. DOI: 10.29286/rep.v20i43.308. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/308. Acesso em: 5 dez. 2025.