A educação básica e os desafios nas questões relacionadas com a diversidade cultural e suas práticas curriculares
DOI:
https://doi.org/10.29286/rep.v20i43.308Palavras-chave:
Currículo. Cultura. Estudos culturais.Resumo
Exercendo influência cada vez maior nas análises da escolarização, os Estudos Culturais questionam o sujeito que o projeto hegemônico está formando, tendo em vista a sociedade multicultural e democrática. Diante da constatação do choque de culturas no interior de uma escola de Ensino Fundamental, recorremos a uma bricolagem de métodos de pesquisa para identificar e interpretar eventuais zonas de atrito. A análise da dinâmica curricular, por meio de um conhecimento mais profundo das lutas por significação que ela oculta ou explicita, permite sugerir caminhos alternativos para selecionar conhecimentos que ocuparão o tempo escolar, bem como reorganizar a prática pedagógica.Downloads
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Publicado
2012-06-17
Edição
Seção
Cultura Escolar e Formação de Professores
Como Citar
A educação básica e os desafios nas questões relacionadas com a diversidade cultural e suas práticas curriculares. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 20, n. 43, p. 323–342, 2012. DOI: 10.29286/rep.v20i43.308. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/308. Acesso em: 5 dez. 2025.



















































