Educação, formação de professores e suas dimensões sócio-históricas: desafios e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v20i43.304


Palavras-chave:

Formação de professores. Formação profissional. Educação.

Resumo

No presente artigo nos propomos a discutir, a partir da problemática que a formação dos professores constitui, a relação entre a formação científica e a formação pedagógica, a relação entre a formação inicial e a formação continuada e, igualmente, a relação entre a formação qualificante e a formação experiencial, bem como o modo como estes diferentes tipos de articulações têm vindo a ser abordados quer em termos sincrônicos, quer em termos diacrônicos. Nessa perspetiva pode se eleger a formação de professores como um tema suficientemente pertinente no âmbito da reflexão mais vasta sobre a natureza e os sentidos da profissão docente.

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Biografia do Autor

  • Rui Trindade, Universidade do Porto/Portugal
    Professor Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto/Portugal. Doutor em Ciências da Educação e membro do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) daquela faculdade.

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Publicado

2012-06-17

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores

Como Citar

Educação, formação de professores e suas dimensões sócio-históricas: desafios e perspectivas. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 20, n. 43, p. 231–251, 2012. DOI: 10.29286/rep.v20i43.304. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/304. Acesso em: 5 dez. 2025.