Refletindo sobre a temática educação, formação de professores e suas dimensões sócio-históricas: convergências e tensões

Autores

  • Filomena Maria de Arruda Monteiro silva.dioneia@gmail.com
    Univerisdade Federal de Mato Grosso Cuiabá-MT http://www.ufmt.br
  • Andreia Dalcin deiadalcin@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v20i43.303


Palavras-chave:

Educação. Formação de professores. Política educacional

Resumo

Neste artigo pretende-se refletir sobre a temática Educação, Formação de professores e suas dimensões sócio-históricas: convergências e tensões levando em conta a experiência do trabalho coletivo e colaborativo trilhado no Seminário Educação 2010, nossas vivências e ressignificações. Problematizar o potencial das reflexões que integraram o referido evento evidenciando tanto as possibilidades teórico-metodológicas do trabalho docente quanto a diversidade de objetos a serem compreendidos. Por fim, assumido como um compromisso emancipatório de educação acreditamos ter o evento auxiliado na construção da identidade profissional, do ser professor considerando convergências e divergências que perpassaram tal trajetória, seja em nível básico ou superior.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Filomena Maria de Arruda Monteiro, Univerisdade Federal de Mato Grosso Cuiabá-MT
    Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente, articulado à Linha Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT.
  • Andreia Dalcin, Universidade Federal de Mato Grosso
    Doutora em Educação pela Universidade de Campinas. Professora Adjunta da UFMT. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Griphus- Educação Matemática, articulado à Linha Educação em Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT.

Downloads

Publicado

2012-06-17

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores

Como Citar

Refletindo sobre a temática educação, formação de professores e suas dimensões sócio-históricas: convergências e tensões. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 20, n. 43, p. 219–229, 2012. DOI: 10.29286/rep.v20i43.303. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/303. Acesso em: 5 dez. 2025.