Contribuições da estética à ação pedagógica na EJA: ressonâncias formativas na escola e na universidade
DOI:
10.29286/rep.v27i66.2340Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos (EJA), estética, formação docente, ação pedagógica.Resumo
O estudo analisa a ação pedagógica na Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob a ótica de seus demandantes e de estudantes universitários em formação para a docência. Por meio de pesquisa participante e com foco nas contribuições da estética e de suas relações com o campo da ética, a articulação entre os saberes da universidade e da escola possibilitou a reflexão sobre desafios atuais enfrentados na EJA: a infrequência, a evasão escolar e a juvenilização de seu público. Além disso, tal articulação propôs o olhar à diversidade e aos cotidianos como elemento enriquecedor da ação pedagógica.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel. Educação de Jovens e Adultos: um campo de direitos e de responsabilidades públicas. In: SOARES, Leôncio, GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino (Orgs.) Diálogos na educação de jovens e adultos. 4ª edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p.19-52.
_______________. Imagens quebradas. 7ª edição. Trajetórias e tempos de alunos e mestres. Rio de Janeiro: Vozes, 2012. 405p.
BARBOSA, Ana Mae. Educação para as Artes Visuais: do MAC USP ao Balanço das Águas. In: ARANHA, Carmem S. G; CANTON, Katia. (Orgs.). Espaços da mediação. São Paulo: PGEHA / Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2011. p. 63-83.
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Parecer n. 112000, de 10 de maio de 2000. Brasília, 2000.
BRUNEL, Carmen. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. 2ª edição. POA: Mediação, 2008. 91p.
DAYRELL, Juarez Tarcísio. A juventude e a Educação de Jovens e Adultos: reflexões iniciais – novos sujeitos. In: SOARES, Leôncio, GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino (Orgs.). Diálogos na educação de jovens e adultos. 4ª edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.p. 53-68.
FREIRE, Freire. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23ª edição. SP: Autores Associados, Cortez, 1989. 49p.
__________. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Moraes, 1980. 102p.
HERMANN, Nadja. Ética e estética: a relação quase esquecida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005, 119p.
LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana. Danças, piruetas e mascarados. . 5. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, 208p.
MEIRA, Marly Ribeiro. Educação Estética, arte e cultura do cotidiano. In: PILLAR, Analice Dutra (org.) A educação do olhar no ensino das artes. 6ª edição, POA: Mediação, 2011, p. 101-120.
MEIRIEU, Philippe. Cartas a um jovem professor. Porto Alegre: Artmed, 2006. 93p.
______________. A pedagogia entre o dizer e o fazer A coragem de começar. POA: Artmed, 2008. 302p.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e Adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. In: RIBEIRO, Vera Masagão. (org.) Educação de Jovens e Adultos Novos leitores, novas leituras. 3ª edição SP: Mercado das Letras, 2008. p. 15-44.
SOARES, Leôncio. As políticas de EJA e as necessidades dos jovens e adultos. In: RIBEIRO, Vera Masagão. (org.) Educação de Jovens e Adultos Novos leitores, novas leituras. 3ª edição SP: Mercado das Letras, 2008. p. 201-224.
WINKIN, Yves. A nova comunicação Da teoria ao trabalho de campo [Tradução Roberto Leal Ferreira]. Campinas, SP: Papirus, 1998. 216p.