Escolarização de crianças brasileiras migrantes no Japão: política de inserção escolar e currículo

Autores

DOI:

10.29286/rep.v24i56.2338

Palavras-chave:

Migração. Evasão Escolar. Políticas Públicas.

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa que investiga a educação escolar das crianças brasileiras dentro do movimento migratório ao Japão. A obrigatoriedade escolar não é direito constitucional às crianças estrangeiras, todavia governos municipais têm garantido o acesso às escolas públicas japonesas, o que tem elevado o número de matrículas e de evasão. Assim, o estudo buscou compreender tal contradição, pautando-se em Sacristán, Candau, Sayad e outros, e, por meio da escuta de 18 sujeitos, constatou a existência de um conflito entre o sentido da obrigatoriedade escolar e o propósito da educação escolar para a vida das crianças brasileiras no Japão.

 

Palavras-chave: Migração. Evasão Escolar. Políticas Públicas.

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Biografia do Autor

Izumi NOZAKI, Universidade Federal de Mato Grosso

[1] Doutorado em Educação pela University of Tsukuba e Pós-Doutorado pela Gakuin Tsukuba University, Japão. Grupo de pesquisa Sociologia da Linguagem e Educação. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso. Endereço profissional: Av. Fernando Corrêa da Costa, Campus Universitário Cuiabá, MT. Cep: 78.060-900. Tel.: (65) 3615-8442. E-mail: < izumi.nozaki@gmail.com>.

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Publicado

2015-05-01

Como Citar

NOZAKI, I. Escolarização de crianças brasileiras migrantes no Japão: política de inserção escolar e currículo. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 24, n. 56, p. 379–403, 2015. DOI: 10.29286/rep.v24i56.2338. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2338. Acesso em: 7 nov. 2024.