Atividade docente na educação infantil: gênero e estilo

Autores

  • Francine de Paulo MARTINS francinedepaulo@uol.com.br
    PUC-SP
  • Marli Eliza Dalmazo Afonso de ANDRÉ marliandre@pucsp.br

DOI:

10.29286/rep.v21i47.1765

Palavras-chave:

Atividade docente. Educação infantil. Gênero. Estilo.

Resumo

A pesquisa objetivou conhecer como vem sendo desenvolvida a atividade docente numa escola municipal de educação infantil no interior do estado de São Paulo. Utilizou-se como procedimentos de coleta de dados: observação e análise documental e como instrumentos, a entrevista e o questionário. Os resultados mostraram que a organização da atividade docente na EMEI pesquisada considera as Diretrizes Curriculares, bem como a Teoria das Inteligências Múltiplas. Tais prescrições trouxeram mudanças no planejamento e na dinâmica das atividades da escola e geraram incertezas quanto às novas formas de atuação, revelando contradições existentes no trabalho. Nas situações em que o prescrito falha, a professora busca no gênero profissional novas possibilidades de atuação, recriando-as por meio do estilo pessoal.

 

Palavras-chave: Atividade docente. Educação infantil. Gênero. Estilo.

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Biografia do Autor

Francine de Paulo MARTINS, PUC-SP

Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP, docente do curso de Pedagogia da Universidade de Mogi das Cruzes e da rede municipal de Mogi das Cruzes. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional Docente da PUC-SP. End: Rua Renato Granadeiro Guimarães, 509, Mogilar, Mogi das Cruzes, SP. Universidade de Mogi das Cruzes; Av. Candido Xavier de Almeida Souza, 200; CEP: 08780-911. Tel: (11) 4798-7000. E-mail: <francinedepaulo@uol.com.br>.

Marli Eliza Dalmazo Afonso de ANDRÉ

Docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional Docente. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP; Rua Monte Alegre, 984, Perdizes; São Paulo; CEP 05014-901. Telefone: (11) 3670-8527. E-mail: <marliandre@pucsp.br>.

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Recebimento em: 19/01/2012

Aceite em: 07/05/2012

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Publicado

2012-07-10

Como Citar

MARTINS, F. de P.; ANDRÉ, M. E. D. A. de. Atividade docente na educação infantil: gênero e estilo. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 47, p. 489–503, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i47.1765. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1765. Acesso em: 28 abr. 2024.