Atividade docente na educação infantil: gênero e estilo
DOI:
10.29286/rep.v21i47.1765Palavras-chave:
Atividade docente. Educação infantil. Gênero. Estilo.Resumo
A pesquisa objetivou conhecer como vem sendo desenvolvida a atividade docente numa escola municipal de educação infantil no interior do estado de São Paulo. Utilizou-se como procedimentos de coleta de dados: observação e análise documental e como instrumentos, a entrevista e o questionário. Os resultados mostraram que a organização da atividade docente na EMEI pesquisada considera as Diretrizes Curriculares, bem como a Teoria das Inteligências Múltiplas. Tais prescrições trouxeram mudanças no planejamento e na dinâmica das atividades da escola e geraram incertezas quanto às novas formas de atuação, revelando contradições existentes no trabalho. Nas situações em que o prescrito falha, a professora busca no gênero profissional novas possibilidades de atuação, recriando-as por meio do estilo pessoal.
Palavras-chave: Atividade docente. Educação infantil. Gênero. Estilo.
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Recebimento em: 19/01/2012
Aceite em: 07/05/2012