Inclusão digital e social – conhecimento e cidadania

Autores

  • Mirza Seabra TOSCHI mirzas@brturbo.com.br
    Universidade Estadual de Goiás

DOI:

10.29286/rep.v23i53/2.1755

Palavras-chave:

PROUCA. Inclusão Digital e Social. PROUCA e Inclusão Digital. Inclusão. Conhecimento e Cidadania.

Resumo

O texto, que tem o intento de mostrar como as políticas de inclusão se fragmentam, reflete sobre o paradoxo dessas políticas e mostra detalhes de uma delas. Apresentam-se resultados de uma pesquisa sobre o Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) e as reflexões teóricas em desenvolvimento de outra pesquisa sobre inclusão digital de idosos e pessoas com baixo letramento. Os dados empíricos do PROUCA são apresentados a partir de cinco categorias de análise. A autora defende a necessidade de criar uma política cultural da diferença, na qual a inclusão tenha caráter multidimensional, como um imperativo de reconstrução social.

 

Palavras-chave: PROUCA. Inclusão Digital e Social. PROUCA e Inclusão Digital. Inclusão. Conhecimento e Cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirza Seabra TOSCHI, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Educação (UNIMEP/SP), com pós-doutorado em Educação (UnB). É líder do Grupo de Pesquisa Formação de professores e saberes pedagógicos (CNPq) e coordenadora da Rede Goiana de Pesquisa em Políticas Públicas e Inclusão Social (REPPID). Professora do Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás. Tel.: (62) 3328-1188. E-mail: <mirzas@brturbo.com.br>.

Referências

ANTONIOLI, Leonardo. Estatísticas, dados e projeções atuais sobre a Internet no Brasil. Disponível em: <http://tobeguarany.com/internet_no_brasil.php>. Acesso em: 12 nov. 2011.

ASSMANN, Hugo; MO SUNG, Jung. Competência e sensibilidade solidária – educar para a esperança. 3. ed., Petrópolis: Vozes, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Programa Um Computador por Aluno. Brasília, DF: 2010. Disponivel em <http://www.uca.gov.br/institucional/projeto.jsp>. Acesso em: 16 abr. 2011.

______. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 8. 842, de 4 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Brasília, DF: D.O.U., 5/1/1994. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8842.htm>. Acesso em: 12 abr. 2012.

CARVALHO, Sumaya Persona de. Inclusão educacional – a fala de professores da rede pública de ensino. In: MONTEIRO, Filomena Maria de A.; MÜLLER, Maria Lúcia R. (Org.). Educação como espaço da cultura. Cuiabá: Ed. UFMT, 2006. (v. 2).

CASTELLS, Manuel. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, Dênis de (Org.). Por uma outra comunicação – mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003. p. 255- 288.

ENVELHECER: compreender, para viver melhor. Disponível em: <http://portaldoenvelhecimento.org.br>. Acesso em: 23 fev. 2013.

FRANCO, Maria Laura. P. B. Análise de conteúdo. 2. ed. Brasília, DF: Liber Livros, 2007.

FREIRE, Karine Xavier. UCA: Um Computador por Aluno e os impactos sociais e pedagógicos. In:. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9 – EDUCERE – III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia de 2009, Curitiba: PUCPR. Anais eletrônicos... Curitiba: PUCPR, 2006. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2633_1845.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2011.

GRACINDO, Regina V. Inclusão social e escolar: a contribuição de pesquisas. In: GRACINDO, R. V. (Org.). Educação como exercício da diversidade: estudos em campos de desigualdades sócio-educacionais. Brasília, DF: Liber Livro, 2007.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LUNA, Sérgio Vasconcelos de. Planejamento de pesquisa – uma introdução – Elementos para uma análise metodológica. São Paulo: EDUC, 2007.

MARTINEZ, Albertina Mitjáns. Educação inclusiva: desafios para a escola. In: MONTEIRO, Filomena Maria de A.; MÜLLER, Maria Lúcia R. (Org.). Educação como espaço da cultura. Cuiabá: Ed. UFMT, 2006. (v. 2)

PABLOS, Juan de. A visão disciplinar no espaço das tecnologias da informação e comunicação. In: SANCHO, Juana María e HÉRNANDEZ, Fernando (orgs.). Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.

PIRES, Z. R. S.; SILVA, M. J. Autonomia e capacidade decisória dos idosos de baixa renda: uma problemática a ser considerada na saúde do idoso. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 3, n. 2, jul-dez. 2001. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fen>. Acesso em: 12 abr. 2012.

SANCHO, Juana María. De tecnologias de informação e comunicação a recursos educativos. In: SANCHO, Juana María; HÉRNANDEZ, Fernando. (Org.). Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.

SILVA, Martha Holanda da. Repercussões do Projeto Um Computador por Aluno no Colégio Estadual Dom Aluno Marie Du Noday (TO). 2009. Dissertação (Mestrado em Educação)- Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade de Brasília, Brasília, DF: UnB, 2009.

SILVA, Rosa Helena Dias da. Educação como exercício de diversidade: uma reflexão sobre pesquisas no campo da educação (escolar) indígena. In: GRACINDO, R. V. (Org.). Educação como exercício da diversidade: estudos em campos de desigualdades sócio-educacionais. Brasília, DF: Liber Livro, 2007.

SILVEIRA, S. A. Exclusão digital - a miséria na era da informação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.

SLEE, Roger. O paradoxo da inclusão: a política cultural da diferença. In: APPLE, M., AU, W.; GANDIN, L. A. (Org.). Educação crítica: análise internacional. Tradução Vinícius Filgueira. Porto Alegre: Artmed, 2011.

TAVARES, Vivian Oliveira et al. Interface entre a renda dos idosos aposentados rurais e o contexto familiar. Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 94-108, jan./jul. 2011. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2012.

TOSCHI, Mirza Seabra. Ler na tela é ler imagem. In: TOSCHI, Mirza Seabra. (Org.). Leitura na Tela – da mesmice à inovação. Goiânia: Editora PUC-Goiás, 2010.

Downloads

Publicado

2014-07-02

Como Citar

TOSCHI, M. S. Inclusão digital e social – conhecimento e cidadania. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 53/2, p. 573–594, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i53/2.1755. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1755. Acesso em: 28 abr. 2024.