APORTES DA REFLEXÃO PARA O APRENDER A ENSINAR: EVIDÊNCIAS DO DIÁRIO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

10.29286/rep.v33ijan/dez.17443

Palavras-chave:

Aprendizagem da docência, Desenvolvimento profissional, Diário reflexivo

Resumo

O ato de tornar-se professor é foco desse escrito, que objetiva compreender o processo de aprendizagem da docência de uma professora de Educação Física a partir de um diário acerca do seu desenvolvimento profissional. Os registros do diário se configuram como um dispositivo pedagógico importante para o aprender a ensinar e para a consolidação dos saberes necessários à docência, ainda que esse processo atravesse diferentes fases da vida profissional docente. A escrita do diário mobilizou aprendizagens constitutivas do processo formativo e reflexivo da professora em seu ato de narrar, confirmando o anúncio do diário como dispositivo de aprendizagem da docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iris Martins de Souza CASTRO, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestra e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE. Graduada em Letras/Língua Portuguesa - Licenciatura Plena e especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela mesma instituição e em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora efetiva da rede estadual de ensino do Ceará, atuou como Coordenadora Escolar. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e em Gestão Escolar. Integra o grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS), como pesquisadora colaboradora. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Pesquisa na área educacional, com foco na formação de professores, início da carreira docente e atuação do coordenador pedagógico.

Isabel Maria Sabino de FARIAS, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação Brasileira (UFC), com Estágio Pós-doutoral pela Universidade de Brasília (UNB), na área de currículo, avaliação e desenvolvimento profissional docente. Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculada ao Centro de Educação (CED) e ao Programa de pós-Graduação em Educação (PPGE). Pedagoga (UECE). Líder do grupo de pesquisa Educação Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Trabalho (GT 8) Formação de Professores da ANPEd; Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

Referências

ABREU, Samara Moura Barreto de. et al. Diários de aula como dispositivo pedagógico na (auto)formação docente. Revista de Educação, Ciência e Cultura. Canoas, v. 26, n. 1, 2021. Disponível em: Diários de aula como dispositivo pedagógico na (auto)formação docente | Educação, Ciência e Cultura (unilasalle.edu.br) Acesso em: 05 de julho de 2023.

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; OZELLA, Sérgio. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia: Ciência e Profissão, p. 222-245, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/QtcRbxZmsy7mDrqtSjKTYHp/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 13 de maio de 2023.

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; ARANHA, Elvira Maria Godinho; SOARES, Júlio Ribeiro. Núcleos de significação: Análise dialética das significações produzidas em grupo. Cad. Pesquisa., São Paulo, v.51, e07305, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/ACER/Downloads/7305-Texto%20do%20Artigo-41506-43644-10-20210818.pdf. Acesso em: 13 de maio de 2023.

ALARCÃO, Isabel; ROLDÃO, Maria do Céu. Um passo importante no desenvolvimento profissional dos professores: o ano da indução. Formação docente, Belo Horizonte, v. 06, n. 11, p. 109-126, ago./dez. 2014. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/108/97. Acesso em: 21 set. 2023.

CARLOS MARCELO, García. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

CARLOS MARCELO, García. Investigaciones y experiências – El primer año de enseñanza. Análisis del proceso de socialización de profesores principiantes. Revista de Educación, n. 300, p. 225-277, 1993. Disponível em: https://idus.us.es/handle/11441/60717. Acesso em: 21 set. 2023.

CRUZ, Giseli Barreto; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; HOBOLD, Márcia de Souza. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Dossiê: “Formação e inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas”. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 14, p. 1-15, jan./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.14244/198271994149. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4149/1081. Acesso em: 21 set. 2023.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Inovação, mudança e cultura docente. Brasília: Liber Livro, 2006. 216p.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de; BEZERRA, José Eudes Baima. Do documento ao documento. Recompondo seu lugar histórico. In: NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; NUNES, João Batista Carvalho (Orgs.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto (vol. III). Métodos de Pesquisa. Fortaleza: EDUECE, 2011, p. 43-53.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de., NUNES, João Batista Carvalho, NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria (Orgs.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza, EdUECE, 2010.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de; SILVA, Silvina Pimentel; CASTRO, Francisco Mirtiel Frankson Moura. Aprender a ensinar pelos caminhos da narrativa. 1 ed. Fortaleza: Editora da UECE, 2021.

GARIGLIO, José Ângelo. Singularidades da inserção profissional de professores de Educação Física iniciantes. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 1001-1012, jul./set. de 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/71967/0. Acesso em 09 de nov. 2023.

LARROSA, Jorge Bondia. Tecnologias do eu e educação. In: TOMAZ, Tadeu (org.). O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 35-86.

LASTÓRIA, Andrea Coelho; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Construção de material instrucional como ferramenta para aprendizagens docentes. In: MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues (Orgs.). Aprendizagem profissional da docência: saberes, contextos e práticas. São Carlos, EdUFSCar. 2010. 347 p.

LIMA, Emília Freitas de. A construção do início da docência: reflexões a partir de pesquisas brasileiras. Revista do Centro de Educação, Santa Maria, v. 29, n. 2, p. 85-98, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3841. Acesso em: 21 set. 2023.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti, et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos, EdUFSCar. 2010, 203 p.

PASSEGI, Maria da Conceição, VICENTINI, Paula Perin, SOUZA, Elizeu Clementino de. (Orgs.). Pesquisa (auto)biográfica: narrativas de si e formação. Curitiba: CRV, 2013.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de (Orgs.). Aprendizagem do adulto professor. 2ª edição, Edições Loyola, São Paulo, 2015.

PESSOA, Amanda Raquel Rodrigues. Socialização do professor nos primeiros anos de docência em Educação Física e as implicações no desenvolvimento profissional. 2023. 218f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará. 2023. 218f. Disponível em: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=109414. Acesso em: 08 nov. 2023.

REICHMANN, Carla L. (Org.) Diários reflexivos de professores de línguas: ensinar, escrever, refazer(-se). Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, Vozes, 2014.

ZABALZA, Miguel. Diários de Aula: contributos para o Estudo dos Dilemas Práticos dos Professores. Porto: Porto Editora, 1994.

ZABALZA, Miguel. Diários de Aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. 2ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

2024-08-12

Como Citar

CASTRO, I. M. de S.; FARIAS, I. M. S. de. APORTES DA REFLEXÃO PARA O APRENDER A ENSINAR: EVIDÊNCIAS DO DIÁRIO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 506–530, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.17443. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17443. Acesso em: 26 out. 2024.