PARA UMA NOVA SOCIEDADE, UMA NOVA ESCOLA: VIGOTSKI, DESENVOLVIMENTO HUMANO E FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v33ijan/dez.17020


Palavras-chave:

Vigotski, Desenvolvimento Humano, Professor, Obutchenie

Resumo

O presente texto apresenta, brevemente, o contexto no campo da educação da Rússia pré e pós-Revolução de Outubro. Discorre sobre as tarefas da educação no contexto de construção do socialismo e os fundamentos da nova pedagogia e psicologia. Ressalta as elaborações teóricas de L. S. Vigotski sobre desenvolvimento humano e suas reflexões respeito do papel do professor na educação, além de abordar a tradução da palavra russa “obutchenie”.

Downloads

Biografia do Autor

  • Zoia Ribeiro PRESTES, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Sou Professora Zoia Prestes. Estou e sempre estarei ao lado daqueles que lutam pela justiça social no Brasil e no mundo, sou admiradora de Paulo Freire, Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, além de Lev Vigotski, é claro. Admiro a arte, gosto, em especial, de música e de cantar, principalmente, a Internacional. Sou filha de Luiz Carlos Prestes e de Maria Prestes, vivi exilada, durante a ditadura militar que se instalou no Brasil em 1964, com meus pais na União Soviética e foi lá, em Moscou que me graduei e me tornei Mestre em Pedagogia e Psicologia Pré-Escolar pela Universidade Estatal de Pedagogia de Moscou. Tornei-me Doutora em Educação pela Universidade de Brasília, orientada pela Professora Elizabeth Tunes, que hoje é uma grande amiga. Trabalho como professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando nas licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Empreendo esforços para desenvolver pesquisas na área de Educação, Psicologia e Desenvolvimento da criança com base na teoria histórico-cultural. Traduzo do russo para o português e já publiquei no Brasil alguns livros e textos que são resultado desse trabalho. 

  • Elizabeth TUNES, Universidade de Brasília (UnB)

    Psicóloga pela Universidade de Brasília, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Foi professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da Universidade Federal de São Carlos e da Universidade de Brasília. Sua atividade de pesquisa concentra-se na interface psicologia e educação, com foco no desenvolvimento do pensamento por conceitos científicos, na relação conhecimento científico e conhecimento escolar, nos fundamentos da defectologia e o desenvolvimento atípico, especialmente a deficiência mental, na relação professor-aluno e no significado social da escola. 

  • Roberto Ribeiro da SILVA, Universidade de Brasília (UnB)

    Possui graduação em Química (Bacharelado) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1965), mestrado em Química Orgânica pela Indiana University - USA (1968) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1976). Atualmente é Professor Voluntário Sênior junto ao Instituto de Química da Universidade de Brasília e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEDUC) da mesma Universidade. Tem atuado na área de Ensino de Química, com ênfase nos seguintes temas: formação e educação continuada de professores, experimentação no ensino de Química, uso de textos de divulgação científica no ensino e formação de conceitos científicos. Homenageado em 31/05/2022 com a Medalha Simão Mathias, pela Sociedade Brasileira a de Química, pela contribuição ao desenvolvimento da Química.

Referências

BEREJKOVSKAIA, Elena Lvovna. Kulturno-istoritcheskaia psirrologuia razvitia: utchebnik dlia vuzov [Psicologia histórico-cultural do desenvolvimento]. Moskva: Izdatelstvo Iurait, 2021.

LUNATCHARSKI, Anatoli Vassilievitch. Artigos e discursos sobre a instrução e a educação. Moscovo: Edições progresso, 1988.

TUNES, Elizabeth; PRESTES, Zoia. Pontes ou muralhas: exame crítico de traduções de conceitos da teria histórico-cultural. Em: Educativa, Goiânia, v. 25, p. 1-19, 2022.

PRESTES, Zoia. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2012.

PRESTES, Zoia; TUNES, Elizabeth; NASCIMENTO, Ruben. Lev Semionovith Vigotski: um estudo da vida e da obra do criador da psicologia histórico-cultural. Em: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés. Ensino desenvolvimental: vida, pensamentos e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: Edufu, 2013.

SCHERBAKOVA, Elena. Sotsialnie kriterii gramotnosti naselenia rossiskoi imperii XIX – natchala XX veka [Critérios sociais da alfabetização da população do império russo no século XIX e início do século XX). Em: Vestnik OGU, n. 2 (151), fev. 2013.

SOBKIN, Vladimir Samuilovitch. L. S. Vigotski i teatr: abris sotsiokulturnogo konteksta [L. S. Vigotski e o teatro: o contorno do contexto sociocultural]. Em: VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Polnoie sobranie sotchineni [Obra completa]. Moskva: Lev, 2015.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Pedagoguitcheskaia psirrologuia: kratki kurs. [Psicologia pedagógica: breve curso]. Moskva: Izdatelstvo Rabotnik Prosveschenia, 1926.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Istoritcheski smisl psirrologuitcheskogo krizisa [Sentido histórico da crina na psicologia]. Em: VIGOTSKI, L. S. Sobranie sotchineni. Tomo 1. Moskva: Pedagoguika, 1982.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Kollektiv kak fator razvitia anomalnogo rebionka [O coletivo como fator de desenvolvimento da criança anômala]. Em: L. S. VIGOTSKI. Problemi defectologuii [Problemas da defectologia]. Moskva: Prosveschenie, 1995.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Krizis semi let [A crise dos sete anos]. Em: VIGOTSKI, L. S. Psirrologuia razvitia rebionka [Psicologia do desenvolvimento da criança]. Moskva: Eksmo, 2004.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Sete aulas sobre fundamentos da pedologia. (Tradução e organização Zoia Prestes e Elizabeth Tunes). Rio de Janeiro: E-papers, 2018.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Psicologia, educação e desenvolvimento: escritos de L. S. Vigotski. (Organização e tradução de Zoia Prestes e Elizabeth Tunes). São Paulo: Expressão popular, 2021.

Downloads

Publicado

2024-03-23

Como Citar

PARA UMA NOVA SOCIEDADE, UMA NOVA ESCOLA: VIGOTSKI, DESENVOLVIMENTO HUMANO E FORMAÇÃO DOCENTE. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 161–172, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.17020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17020. Acesso em: 23 mar. 2025.