PARA UMA NOVA SOCIEDADE, UMA NOVA ESCOLA: VIGOTSKI, DESENVOLVIMENTO HUMANO E FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
10.29286/rep.v33ijan/dez.17020Palavras-chave:
Vigotski, Desenvolvimento Humano, Professor, ObutchenieResumo
O presente texto apresenta, brevemente, o contexto no campo da educação da Rússia pré e pós-Revolução de Outubro. Discorre sobre as tarefas da educação no contexto de construção do socialismo e os fundamentos da nova pedagogia e psicologia. Ressalta as elaborações teóricas de L. S. Vigotski sobre desenvolvimento humano e suas reflexões respeito do papel do professor na educação, além de abordar a tradução da palavra russa “obutchenie”.
Downloads
Referências
BEREJKOVSKAIA, Elena Lvovna. Kulturno-istoritcheskaia psirrologuia razvitia: utchebnik dlia vuzov [Psicologia histórico-cultural do desenvolvimento]. Moskva: Izdatelstvo Iurait, 2021.
LUNATCHARSKI, Anatoli Vassilievitch. Artigos e discursos sobre a instrução e a educação. Moscovo: Edições progresso, 1988.
TUNES, Elizabeth; PRESTES, Zoia. Pontes ou muralhas: exame crítico de traduções de conceitos da teria histórico-cultural. Em: Educativa, Goiânia, v. 25, p. 1-19, 2022.
PRESTES, Zoia. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2012.
PRESTES, Zoia; TUNES, Elizabeth; NASCIMENTO, Ruben. Lev Semionovith Vigotski: um estudo da vida e da obra do criador da psicologia histórico-cultural. Em: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés. Ensino desenvolvimental: vida, pensamentos e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: Edufu, 2013.
SCHERBAKOVA, Elena. Sotsialnie kriterii gramotnosti naselenia rossiskoi imperii XIX – natchala XX veka [Critérios sociais da alfabetização da população do império russo no século XIX e início do século XX). Em: Vestnik OGU, n. 2 (151), fev. 2013.
SOBKIN, Vladimir Samuilovitch. L. S. Vigotski i teatr: abris sotsiokulturnogo konteksta [L. S. Vigotski e o teatro: o contorno do contexto sociocultural]. Em: VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Polnoie sobranie sotchineni [Obra completa]. Moskva: Lev, 2015.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Pedagoguitcheskaia psirrologuia: kratki kurs. [Psicologia pedagógica: breve curso]. Moskva: Izdatelstvo Rabotnik Prosveschenia, 1926.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Istoritcheski smisl psirrologuitcheskogo krizisa [Sentido histórico da crina na psicologia]. Em: VIGOTSKI, L. S. Sobranie sotchineni. Tomo 1. Moskva: Pedagoguika, 1982.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Kollektiv kak fator razvitia anomalnogo rebionka [O coletivo como fator de desenvolvimento da criança anômala]. Em: L. S. VIGOTSKI. Problemi defectologuii [Problemas da defectologia]. Moskva: Prosveschenie, 1995.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Krizis semi let [A crise dos sete anos]. Em: VIGOTSKI, L. S. Psirrologuia razvitia rebionka [Psicologia do desenvolvimento da criança]. Moskva: Eksmo, 2004.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Sete aulas sobre fundamentos da pedologia. (Tradução e organização Zoia Prestes e Elizabeth Tunes). Rio de Janeiro: E-papers, 2018.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Psicologia, educação e desenvolvimento: escritos de L. S. Vigotski. (Organização e tradução de Zoia Prestes e Elizabeth Tunes). São Paulo: Expressão popular, 2021.