PARA UMA NOVA SOCIEDADE, UMA NOVA ESCOLA: VIGOTSKI, DESENVOLVIMENTO HUMANO E FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

10.29286/rep.v33ijan/dez.17020

Palavras-chave:

Vigotski, Desenvolvimento Humano, Professor, Obutchenie

Resumo

O presente texto apresenta, brevemente, o contexto no campo da educação da Rússia pré e pós-Revolução de Outubro. Discorre sobre as tarefas da educação no contexto de construção do socialismo e os fundamentos da nova pedagogia e psicologia. Ressalta as elaborações teóricas de L. S. Vigotski sobre desenvolvimento humano e suas reflexões respeito do papel do professor na educação, além de abordar a tradução da palavra russa “obutchenie”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zoia Ribeiro PRESTES, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Sou Professora Zoia Prestes. Estou e sempre estarei ao lado daqueles que lutam pela justiça social no Brasil e no mundo, sou admiradora de Paulo Freire, Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, além de Lev Vigotski, é claro. Admiro a arte, gosto, em especial, de música e de cantar, principalmente, a Internacional. Sou filha de Luiz Carlos Prestes e de Maria Prestes, vivi exilada, durante a ditadura militar que se instalou no Brasil em 1964, com meus pais na União Soviética e foi lá, em Moscou que me graduei e me tornei Mestre em Pedagogia e Psicologia Pré-Escolar pela Universidade Estatal de Pedagogia de Moscou. Tornei-me Doutora em Educação pela Universidade de Brasília, orientada pela Professora Elizabeth Tunes, que hoje é uma grande amiga. Trabalho como professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando nas licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Empreendo esforços para desenvolver pesquisas na área de Educação, Psicologia e Desenvolvimento da criança com base na teoria histórico-cultural. Traduzo do russo para o português e já publiquei no Brasil alguns livros e textos que são resultado desse trabalho. 

Elizabeth TUNES, Universidade de Brasília (UnB)

Psicóloga pela Universidade de Brasília, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Foi professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da Universidade Federal de São Carlos e da Universidade de Brasília. Sua atividade de pesquisa concentra-se na interface psicologia e educação, com foco no desenvolvimento do pensamento por conceitos científicos, na relação conhecimento científico e conhecimento escolar, nos fundamentos da defectologia e o desenvolvimento atípico, especialmente a deficiência mental, na relação professor-aluno e no significado social da escola. 

Roberto Ribeiro da SILVA, Universidade de Brasília (UnB)

Possui graduação em Química (Bacharelado) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1965), mestrado em Química Orgânica pela Indiana University - USA (1968) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1976). Atualmente é Professor Voluntário Sênior junto ao Instituto de Química da Universidade de Brasília e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEDUC) da mesma Universidade. Tem atuado na área de Ensino de Química, com ênfase nos seguintes temas: formação e educação continuada de professores, experimentação no ensino de Química, uso de textos de divulgação científica no ensino e formação de conceitos científicos. Homenageado em 31/05/2022 com a Medalha Simão Mathias, pela Sociedade Brasileira a de Química, pela contribuição ao desenvolvimento da Química.

Referências

BEREJKOVSKAIA, Elena Lvovna. Kulturno-istoritcheskaia psirrologuia razvitia: utchebnik dlia vuzov [Psicologia histórico-cultural do desenvolvimento]. Moskva: Izdatelstvo Iurait, 2021.

LUNATCHARSKI, Anatoli Vassilievitch. Artigos e discursos sobre a instrução e a educação. Moscovo: Edições progresso, 1988.

TUNES, Elizabeth; PRESTES, Zoia. Pontes ou muralhas: exame crítico de traduções de conceitos da teria histórico-cultural. Em: Educativa, Goiânia, v. 25, p. 1-19, 2022.

PRESTES, Zoia. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2012.

PRESTES, Zoia; TUNES, Elizabeth; NASCIMENTO, Ruben. Lev Semionovith Vigotski: um estudo da vida e da obra do criador da psicologia histórico-cultural. Em: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés. Ensino desenvolvimental: vida, pensamentos e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: Edufu, 2013.

SCHERBAKOVA, Elena. Sotsialnie kriterii gramotnosti naselenia rossiskoi imperii XIX – natchala XX veka [Critérios sociais da alfabetização da população do império russo no século XIX e início do século XX). Em: Vestnik OGU, n. 2 (151), fev. 2013.

SOBKIN, Vladimir Samuilovitch. L. S. Vigotski i teatr: abris sotsiokulturnogo konteksta [L. S. Vigotski e o teatro: o contorno do contexto sociocultural]. Em: VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Polnoie sobranie sotchineni [Obra completa]. Moskva: Lev, 2015.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Pedagoguitcheskaia psirrologuia: kratki kurs. [Psicologia pedagógica: breve curso]. Moskva: Izdatelstvo Rabotnik Prosveschenia, 1926.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Istoritcheski smisl psirrologuitcheskogo krizisa [Sentido histórico da crina na psicologia]. Em: VIGOTSKI, L. S. Sobranie sotchineni. Tomo 1. Moskva: Pedagoguika, 1982.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Kollektiv kak fator razvitia anomalnogo rebionka [O coletivo como fator de desenvolvimento da criança anômala]. Em: L. S. VIGOTSKI. Problemi defectologuii [Problemas da defectologia]. Moskva: Prosveschenie, 1995.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Krizis semi let [A crise dos sete anos]. Em: VIGOTSKI, L. S. Psirrologuia razvitia rebionka [Psicologia do desenvolvimento da criança]. Moskva: Eksmo, 2004.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Sete aulas sobre fundamentos da pedologia. (Tradução e organização Zoia Prestes e Elizabeth Tunes). Rio de Janeiro: E-papers, 2018.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Psicologia, educação e desenvolvimento: escritos de L. S. Vigotski. (Organização e tradução de Zoia Prestes e Elizabeth Tunes). São Paulo: Expressão popular, 2021.

Downloads

Publicado

2024-03-23

Como Citar

PRESTES, Z. R.; TUNES, . E.; SILVA, R. R. da. PARA UMA NOVA SOCIEDADE, UMA NOVA ESCOLA: VIGOTSKI, DESENVOLVIMENTO HUMANO E FORMAÇÃO DOCENTE. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.17020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17020. Acesso em: 27 abr. 2024.