DESINFORMAÇÃO E PÓS-VERDADE NAS REDES: NEGACIONISMO E TEORIAS CONSPIRATÓRIAS NA CONCRETUDE DA VIDA

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.15414

Palavras-chave:

Desinformação, Pós-verdade, Negacionismo, Educação

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir os conceitos de desinformação e pós-verdade e as suas reverberações na saúde, no meio ambiente e na democracia. Como parâmetro metodológico, optamos pela análise de conteúdo (Bardin, 2002), cujo corpus é formado por 12 unidades de registro, entre 2020 e 2022, coletadas por meio das agências de checagem Lupa e Aos Fatos. Identificamos a presença de antagonismos e conspiracionismos nos conteúdos falsos. Concluímos que a desinformação é capaz de fraturar a sociedade em binarismos, cabendo à educação midiática o trabalho, a longo prazo, de mitigação dos efeitos, que não se restringem à ambiência virtual. 

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Biografia do Autor

Thiago Cury LUIZ, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor-adjunto do Departamento de Comunicação Social e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGCOM/UFMT), campus Cuiabá. Membro do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (Gpea) e do Grupo de Pesquisa em Mídia, Política e Democracia (Midiáticus). É mestre em Comunicação e bacharel em Comunicação Social/Jornalismo, ambos pela Universidade de Marília. Áreas de interesse e atuação: Jornalismo, política, Educomunicação, Emergência Climática, Desinformação.

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Publicado

2023-08-25

Como Citar

LUIZ, T. C. DESINFORMAÇÃO E PÓS-VERDADE NAS REDES: NEGACIONISMO E TEORIAS CONSPIRATÓRIAS NA CONCRETUDE DA VIDA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 586–612, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.15414. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/15414. Acesso em: 25 nov. 2024.