Relações entre educação ambiental e educação física – um estudo na rede municipal de ensino de Curitiba

Autores

  • Marise Jeudy Moura ABREU marise.jeudy@gmail.com
    UFPR
  • Sônia Maria Marchiorato CARNEIRO carneiro.sonmaria@gmail.com
    UFPR

DOI:

10.29286/rep.v23i54.1463

Palavras-chave:

Educação ambiental, projetos de educação ambiental, educação física escolar.

Resumo

O artigo discute relações pedagógicas da Educação Ambiental (EA) com a Educação Física (EF) e objetiva socializar uma pesquisa com educadores do Ensino Fundamental de uma escola pública, nessa perspectiva. Realizou-se um estudo de caso quanto ao Projeto Escola & Universidade Unir Esforços para a Sustentabilidade de uma Comunidade, levantando-se os dados mediante entrevistas semi-estruturadas com a docente de EF, observação das aulas e análise documental. O tratamento dos dados embasou-se no método de análise de conteúdo. Os resultados indicaram um trabalho inovador e criativo nas relações entre EA e EF, entretanto há necessidade de avanços nessa dimensão do processo educativo. Palavras-chave: Educação Ambiental. Projetos de Educação Ambiental. Educação Física Escolar.

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Biografia do Autor

Marise Jeudy Moura ABREU, UFPR

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR; professora de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Curitiba.

Sônia Maria Marchiorato CARNEIRO, UFPR

Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento; professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR nas áreas da Educação Ambiental e Educação Geográfica.

Referências

ABREU, Marise Jeudy Moura de. Relações entre educação ambiental e educação física: um estudo na rede municipal de ensino de Curitiba. Dissertação (Mestrado em Educação)– Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

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Publicado

2014-09-01

Como Citar

ABREU, M. J. M.; CARNEIRO, S. M. M. Relações entre educação ambiental e educação física – um estudo na rede municipal de ensino de Curitiba. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 54, p. 853–873, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i54.1463. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1463. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação, Tempo e Território