Financiamento, Oferta, Gestão Educacional e Controle Social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb

Autores

DOI:

10.29286/rep.v23i54.1439

Palavras-chave:

Controle Social. CACS. Fundeb. Educação básica.

Resumo

O trabalho investiga como se articulam, em que dimensão se posicionam e em que extensão se processam as práticas de acompanhamento e controle social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. Para tanto, utilizou-se uma abordagem exploratória e descritiva elegendo as dimensões financiamento, oferta, gestão educacional e controle social (Fogecs) como grupos categóricos. Os resultados obtidos demonstraram que o processo de percepção do papel do conselho e da efetivação das práticas de acompanhamento e controle social guarda simetria com a dimensão financiamento e assimetrias em relação às dimensões da oferta, gestão educacional e controle social.

Palavras-chave: Controle Social. CACS. Fundeb. Educação básica.

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Biografia do Autor

Sergio Henrique da CONCEIÇÃO, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT)

Campus XIX - Camaçari (BA)

Nadia Hage FIALHO, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Departamento de Educação (DEDC)

Campus I - Salvador (BA)

Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)

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Publicado

2014-03-07

Como Citar

CONCEIÇÃO, S. H. da; FIALHO, N. H. Financiamento, Oferta, Gestão Educacional e Controle Social no âmbito de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 54, p. 783–806, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i54.1439. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1439. Acesso em: 5 jul. 2024.

Edição

Seção

Educação, Poder e Cidadania