PERSPECTIVAS, CONTRIBUIÇÕES E REDES DE COLABORAÇÃO DO ACERVO DA REP

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.14050

Palavras-chave:

grafos; meta-análise; KDD; redes de colaboração.

Resumo

Com o objetivo de fornecer um panorama geral da Revista de Educação Pública (REP), o trabalho traz uma análise de sua comunidade por meio das redes de colaboração e contribuições. O periódico foi criado em 1992; o acervo analisado conta com 598 artigos publicados por 861 autores. Para a realização das meta-análises foi considerado o processo de KDD e conceitos de Teoria dos Grafos. Os resultados obtidos contemplam estatísticas gerais, análises das redes de colaboração, termos em destaque e autores considerados influentes. Assim, o trabalho fornece perspectivas e contribuições deste importante acervo.

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Biografia do Autor

Gustavo Silva SEMAAN, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES) desde 2014. Pós-doutorado realizado no Laboratório de Inteligência Computacional (LabIC), no Instituto de Computação (IC) da UFF. Doutor e Mestre em Computação pelo IC-UFF. Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Metodista Granbery. Técnico em Informática Industrial pelo Colégio Técnico Universitário (CTU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Membro do Laboratório de Inteligência Computacional (LabIC) desde 2006. Atua com análise e desenvolvimento de sistemas desde 2001 e como professor no magistério superior desde 2008.

Larissa Aparecida Schelck Avila, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduanda em Licenciatura em Computação na Universidade Federal Fluminense (INFES-UFF).

José André de Moura BRITO, Escola Nacional de Ciências e Estatística (ENCE/IBGE)

Possui bacharelado em Matemática pela UFRJ, Mestrado e Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação (Otimização) pela COPPE/UFRJ e Pós-Doutorado em Otimização na Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor da Escola Nacional de Ciências e Estatística (ENCE/IBGE), onde leciona disciplinas na graduação. Também faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas - ENCE. Tem experiência nas áreas de Otimização, Computação e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: Metaheurísticas, Programação Inteira, Otimização Combinatória, Programação Não Diferenciável e Suavização, Análise de Algoritmos, Análise de Agrupamentos e Amostragem.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

SEMAAN, G. S.; AVILA, L. A. S. .; BRITO, J. A. de M. PERSPECTIVAS, CONTRIBUIÇÕES E REDES DE COLABORAÇÃO DO ACERVO DA REP. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 910–928, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.14050. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14050. Acesso em: 22 jul. 2024.