PERSPECTIVAS, CONTRIBUIÇÕES E REDES DE COLABORAÇÃO DO ACERVO DA REP

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.14050

Palavras-chave:

grafos; meta-análise; KDD; redes de colaboração.

Resumo

Com o objetivo de fornecer um panorama geral da Revista de Educação Pública (REP), o trabalho traz uma análise de sua comunidade por meio das redes de colaboração e contribuições. O periódico foi criado em 1992; o acervo analisado conta com 598 artigos publicados por 861 autores. Para a realização das meta-análises foi considerado o processo de KDD e conceitos de Teoria dos Grafos. Os resultados obtidos contemplam estatísticas gerais, análises das redes de colaboração, termos em destaque e autores considerados influentes. Assim, o trabalho fornece perspectivas e contribuições deste importante acervo.

Downloads

Biografia do Autor

Gustavo Silva SEMAAN, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES) desde 2014. Pós-doutorado realizado no Laboratório de Inteligência Computacional (LabIC), no Instituto de Computação (IC) da UFF. Doutor e Mestre em Computação pelo IC-UFF. Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Metodista Granbery. Técnico em Informática Industrial pelo Colégio Técnico Universitário (CTU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Membro do Laboratório de Inteligência Computacional (LabIC) desde 2006. Atua com análise e desenvolvimento de sistemas desde 2001 e como professor no magistério superior desde 2008.

Larissa Aparecida Schelck Avila, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduanda em Licenciatura em Computação na Universidade Federal Fluminense (INFES-UFF).

José André de Moura BRITO, Escola Nacional de Ciências e Estatística (ENCE/IBGE)

Possui bacharelado em Matemática pela UFRJ, Mestrado e Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação (Otimização) pela COPPE/UFRJ e Pós-Doutorado em Otimização na Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor da Escola Nacional de Ciências e Estatística (ENCE/IBGE), onde leciona disciplinas na graduação. Também faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas - ENCE. Tem experiência nas áreas de Otimização, Computação e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: Metaheurísticas, Programação Inteira, Otimização Combinatória, Programação Não Diferenciável e Suavização, Análise de Algoritmos, Análise de Agrupamentos e Amostragem.

Referências

AGGARWAL, C. C. Data Mining: the Textbook. Heidelberg: Springer, 2015.

ARANHA, C. N. Uma abordagem de pré-processamento automático para mineração de textos em português: sob o Enfoque da Inteligência Computacional. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2007.

BAVELAS, A. Communication patterns in task oriented groups. Journal of the Acoustical Society of America, 22, 1950. Disponível em: https://doi.org/10.1121/1.1906679. Acesso em: 30 dez. 2023.

BENAYAS, J.; ALBA, D.; ALONSO, I.; CASADO, M.; DIAZ, M. J.; AMARAL, R. C.; LEME, P. C. S.; LIMA, E. T.; MEIRA, A. M.; OTERO, G. G. P.; SUDAN, D. C. Aprovechando sinergias en La ambientalización de Campus Universitarios. Revista de Educação Pública, v. 20, n. 42, p. 111-119, 2011. Disponível em :https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/issue/view/Edi%C3%A7%C3%A3o%20Impressa%20ISSN%200104-5962. Acesso em: 30 dez. 2023.

BOAVENTURA NETTO, P. O. Grafos: teoria, modelos, algoritmos. 5. ed. Revista e ampliada. São Paulo: Blucher, 2012.

BORGATTI, S. P.; EVERETT, M. G. A Graph-theoretic perspective on centrality. Social Networks. 28 (4), 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.socnet.2005.11.005. Acesso em: 30 dez. 2023.

CAVALCANTI, T. R; DA SILVA, F. Q. B. Historical, Conceptual, and Methodological Aspects of the Publications of the Brazilian Symposium on Software Engineering: A Systematic Mapping Study. In: 25th BRAZILIAN SYMPOSIUM ON SOFTWARE ENGINEERING (SBES). Anais eletrônicos, São Paulo, 2011. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/6065141. Acesso em: 30 dez. 2023.

FERNANDES, C. T.; SANTOS, N. Pesquisa e desenvolvimento em informática na educação no Brasil – Parte I. Revista Brasileira de Informática na Educação, 4, 1999. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/rbie.1999.4.1.9-32. Acesso em: 01 jun. 2022.

FREEMAN, L. C. A Set of Measures of Centrality Based on Betweenness. Sociometry, v. 40, n. 1, p. 35-41, 1977. Disponível em: https://doi.org/10.2307/3033543. Acesso em: 30 dez. 2023.

LIMA, L. H. C. G.; PENHA, L. M. A.; ROCHA, M. M.; MORO, A. P. C.; SILVA, A. H. F.; LAENDER, J. P. M. The collaboration network of the Brazilian Symposium on Databases - 30 editions of history. Journal of the Brazilian Computer Society. 23:10, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s13173-017-0059-6. Acesso em 30 dez. 2023.

MAGALHÃES, C. V. C.; SANTOS, R. E. S.; SILVA, F. Q. B.; Gomes, A. S. Caracterizando a pesquisa em Informática na Educação no Brasil: um mapeamento sistemático das publicações do SBIE. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO - SBIE, 24. Anais eletrônicos, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2013.22. Acesso em: 30 dez. 2023.

MONTEIRO, S. B.; TRINDADE, D. S.; DE SOUZA, E. Derrida e Nietzsche: mulher e différance. Revista de Educação Pública, v. 29, jan./dez. p. 1-5, 2020. DOI: 10.29286/rep.v29ijan/dez.6933. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6933. Acesso em: 30 dez. 2023.

NEWMAN, M. E. J. The structure of scientific collaboration networks. Proc. Natl. Acad. Sci. USA, v. 98, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1073/pnas.98.2.404. Acesso em: 30 dez. 2023.

OLIVEIRA, E. A. Sobre a colaboração na comunidade de sistemas de Informação através dos simpósios SBSI. Dissertação (Mestrado) – UNIRIO, Rio de Janeiro, Brasil, 2012. Disponível em: http://www.repositoriobc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/12597. Acesso em: 30 dez. 2023.

PROCACI, T. B.; SIQUEIRA, S. W. M.; PINHATI, F.; NUNES, B. P. Estudo exploratório das produções e colaborações entre pesquisadores em Informática na Educação: uma análise de publicações do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação de 2001 a 2013. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.1323. Acesso em: 30 dez. 2023.

REP. Revista de Educação Pública, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/. Acesso em: 30 dez. 2023.

RODRIGUES, N. S.; RALHA, C. G. Conhecendo a Comunidade de Sistemas de Informação no Brasil: um estudo comparativo utilizando diferentes abordagens de banco de dados. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON INFORMATION SYSTEM, 11., Goiânia-GO, Anais eletrônicos, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5753/sbsi.2015.5861. Acesso em: 30 dez. 2023.

SEMAAN, G. S.; CORREA, D. A.; RIBAS, S. G.; SILVA, E. F.; BRITO, J. A. M. Redes de Colaboração e Contribuições da RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 18, 2020a. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.105916. Acesso em: 30 dez. 2023.

SEMAAN, G. S.; CORREA, D. A.; RIBAS, S. G.; DEMBOGURSKI, B. J.; SILVA, E. F.; BRITO, J. A. M.; OCHI, L. S. Um panorama geral das Contribuições e das Redes de Colaboração do SBIE. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, Anais eletrônicos, 2019a. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.1361. Acesso em: 30 dez. 2023.

SEMAAN, G. S.; TAVARES, M. V; CORRÊA, D. A.; WILSON, R. E.; BRITO, J. A. M. Uma análise das redes de colaboração do SIMPEP. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - SIMPEP, 2019b.

SEMAAN, G. S.; TAVARES, M. V; CORRÊA, D. A.; WILSON, R. E.; BRITO, J. A. M. Um panorama dos trabalhos do SIMPEP: 25 anos de Contribuições. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - SIMPEP, 2019c.

SEMAAN, G. S., FERRAZ, G. L., WILSON, R. E.; CORRÊA, D. A.; BRITO, J. A. de M.. Uma análise do acervo da revista produção online. Revista Produção Online, 20(4), 1279–1300, 2020b. Disponível em: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v20i4.4102. Acesso em: 30 dez. 2023.

SEMAAN, G. S.; SILVA, E. F.; BRITO, J. A. M. Comunidade de informática na educação no Brasil: análises das contribuições e colaborações. Revista Teias, v. 22, n. 67, 2021a. Disponível em: https://doi.org/10.12957/teias.2021.52845. Acesso em 30 dez. 2023.

SEMAAN, G. S.; SILVA, E. F.; BRITO, J. A. M. O Acervo da Teias em Foco: as perspectivas e contribuições da revista através de meta-análises. Revista Teias, v. 22, n. 64, 2021b. Disponível em: https://doi.org/10.12957/teias.2021.53285. Acesso em: 30 dez. 2023.

VANZ S. A. S. As redes de colaboração científica no Brasil (2004-2006). Tese (Doutorado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/17169. Acesso em: 30 dez. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

SEMAAN, G. S.; AVILA, L. A. S. .; BRITO, J. A. de M. PERSPECTIVAS, CONTRIBUIÇÕES E REDES DE COLABORAÇÃO DO ACERVO DA REP. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 910–928, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.14050. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14050. Acesso em: 30 nov. 2024.